
A SÁBADO é todos os dias: Onda de calor matou 2.300 pessoas na Europa
Newsletter de sexta-feira
Newsletter de sexta-feira
O novo policy paper da Fundação Francisco Manuel dos Santos analisa a expansão dos cursos profissionais. "A percentagem de jovens a fazer cursos profissionais mostra que há uma confiança nesse tipo de recursos", faz notar Luís Catela Nunes, co-autor do estudo.
Novos governantes receberam convites em cima da tomada de posse – e tentam regularizar situações em tempo recorde. Um ainda está registado como sócio-gerente, outro extinguiu avença do filho com Moedas.
O novo ministro da Reforma do Estado foi secretário de Estado Adjunto e para a Modernização Administrativa do segundo governo de Passos Coelho, derrubado pela esquerda.
Para Soares dos Santos "o que se está a assistir é que se está a transferir para o privado e os Estados têm obrigação de investir para o bem-estar das suas populações".
Pouco mais de um ano depois de ter tomado posse, Luís Montenegro voltou esta quinta-feira a encabeçar uma cerimónia com muitas caras repetidas que vão fazer parte de um "Governo de continuidade". A principal novidade é o Ministério da Reforma do Estado. Esta sexta-feira tomam posse os secretários de Estado.
Apenas Malta (com 4,1 toneladas) e a Suécia (4,2 toneladas) emitem menos gases com efeito de estufa do que Portugal.
Vão liderar a reforma de Estado e as polícias nacionais. São ambos próximos do PSD apesar de não serem militantes e Gonçalo Matias foi até membro de um executivo laranja no passado.
Armando Esteves Pereira, diretor-geral Editorial Adjunto, analisa o novo Governo de Luís Montenegro, destacando a grande mudança no Ministério da Administração Interna e a entrada no Executivo do antigo presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Gonçalo Saraiva Matia, com a pasta da Reforma do Estado.
Luís Montenegro já apresentou a sua proposta de Governo ao Presidente da República. Para o MAI entra ex-provedora da Justiça
As ações da SAD encarnada continuam a beneficiar do otimismo pela entrada de um novo acionista e a especulação sobre a possibilidade de este vir a reforçar a sua participação.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
O mais recente relatório da Fundação Francisco Manuel dos Santos alerta que quase 30% dos trabalhos em Portugal estão em vias de extinção. Falamos de trabalho e não de emprego.
Alteração ao regulamento do Alojamento Local suspende novas licenças em freguesias onde hotelaria continua a crescer.
O envelhecimento da população e a queda da natalidade são desafios centrais para o futuro de Portugal. Na keynote “A Nova Demografia a Transformar-nos”, Gonçalo Saraiva Matias, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, destacou a urgência de repensar as políticas públicas e os serviços de saúde.
A manhã da Grande Conferência Portugal Health Summit, que decorre no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, destacou os desafios e oportunidades da saúde, abordando temas como o impacto das mudanças demográficas, as doenças emergentes e a importância da saúde mental.