Medida foi implementada com o objetivo de fazer face à crise energética provocada, em parte, pela guerra na Ucrânia.
A Comissão Europeia terá chegado a acordo e dado avalo ao prolongamento do Mecanismo Ibérico até ao fim deste ano. Em causa está um documento temporário que tem como principal objetivo limitar a subida do preço médio do gás na produção de eletricidade.
Segundo a informação avançada peloNotícias ao Minuto, o mesmo deverá aplicar-se também em Espanha. Esta medida foi pedida a Bruxelas, pelos dois países, em março do ano passado devido à crise energética provocada, em parte, pela guerra na Ucrânia. Já em Portugal viria a vigorar a partir de junho do ano passado e, de acordo com o Governo, gerou benefícios que rondam os 570 milhões de euros e permitiu uma redução do preço de mercado de 43,78 euros por megawatt-hora (MWh).
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, confirmou a notícia à entrada de uma reunião para o Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia, em Bruxelas e esclareceu que este mecanismo "funciona como um seguro para preços elevados do gás", uma vez que, no ano passado, o "principal problema" no mercado de eletricidade foi haver "preços muito altos do gás" e ser esse preço que delineava o preço da eletricidade.
No início de março, o ministro do Ambiente lembrou que, de acordo com uma estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fevereiro, "a inflação nos produtos energéticos foi de 1,96%, sendo a evolução destes preços um dos catalisadores da redução da inflação que se verifica pelo quarto mês consecutivo, ou seja, os preços da energia estão a puxar a inflação para baixo".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"