Fogo lavra em três frentes na localidade de Chão do Galego desde a manhã deste domingo.
Mais de 160 operacionais e cinco meios aéreos combatem um incêndio em mato e pinhal no concelho de Proença-a-Nova, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.
O fogo lavra em três frentes na localidade de Chão do Galego desde as 10:57, sem, no entanto, ameaçar as habitações e a população, adiantou a mesma fonte.
No terreno estão 165 operacionais apoiados por 47 viaturas e cinco meios aéreos.
Um outro incêndio que mobiliza um meio aéreo e 44 operacionais está a lavrar numa zona de floresta em Vila Verde, no distrito de Braga.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) de Braga disse que o alerta do incêndio foi dado pelas 06:15 de hoje.
"Não há feridos a registar", nem "populações em perigo neste momento", acrescentou a mesma fonte.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registava, às 13:45, 22 incêndios rurais, que mobilizavam 398 operacionais, 115 viaturas e sete meios aéreos.
Dos 22 fogos, sete estavam ativos e os restantes em resolução e conclusão.
Na sexta-feira, a ANPC alertou para o perigo de incêndio rural, entre sábado e terça-feira, devido à subida da temperatura.
Segundo a Proteção Civil, o risco de incêndio, com níveis "elevado" a "muito elevado", ocorre em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança.
Face a este cenário, a ANPC refere que "a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa".
Cinco meios aéreos e mais de 160 bombeiros combatem incêndio em Castelo Branco
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.