Vila Real, Porto, Viseu e Aveiro estão desde as 6h com aviso laranja, que deverá vigorar até às 12h no caso do Porto, até às 15h em Vila Real e até às 18h em Aveiro e Viseu, ao passo que o distrito de Coimbra ficará sob aviso laranja entre as 12h e as 18h.
Cinco distritos estão este domingo sob aviso laranja e sete sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva forte e persistente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
João Cortesão/Medialivre
Vila Real, Porto, Viseu e Aveiro estão desde as 6h com aviso laranja, que deverá vigorar até às 12h no caso do Porto, até às 15h em Vila Real e até às 18h em Aveiro e Viseu, ao passo que o distrito de Coimbra ficará sob aviso laranja entre as 12h e as 18h.
Segundo o IPMA, também o distrito de Castelo Branco, que se encontra sob aviso amarelo, deverá subir o nível de alerta para laranja a partir das 3h de segunda-feira e até às 9h desse mesmo dia.
Além destes casos, há mais seis distritos do País, todos situados nas regiões norte e centro, sob aviso amarelo: Viana do Castelo, Braga, Bragança, Guarda, Leiria e Santarém.
Nos casos de Viana do Castelo e Braga, o aviso amarelo vigora entre as 05h49 e as 12h de hoje, em Bragança, entre as 6h e as 15h, na Guarda, entre as 9h e as 12h, em Leiria e Santarém, entre as 15h e as 6h e 9h de segunda-feira, respetivamente.
No caso de Castelo Branco, o aviso amarelo só vigorará a partir 21h e até às 3h de segunda-feira, antes de passar a laranja.
Ainda de acordo com o IPMA, o distrito de Setúbal, Lisboa, Beja e Poralegre vão ficar também sob aviso amarelo na segunda-feira de manhã, e, nos casos de Braga, Viana do Castelo e Porto, esse mesmo aviso de mau tempo vai voltar no início da semana, acrescido do risco de trovoadas a acompanhar as chuvas fortes.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje, a previsão do IPMA aponta para chuva persistente e por vezes forte no norte e centro do país, chegando ao Alto Alentejo e litoral oeste da região Sul, onde será fraca. Também está previsto vento forte no litoral e nas terras altas.
No continente, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13ºC em Bragança e os 20ºC em Lisboa e Santarém, enquanto as máximas deverão andar entre os 18ºC em Vila Real e os 28ºC em Santarém.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.