NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
IPMA alerta para a chuva e o vento forte que se esperam até às 15 horas de sexta-feira, 15 de Janeiro
O ciclone Alex vai passar a furacão e atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira, disse hoje à agência Lusa Carlos Ramalho, meteorologista da delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os grupos oriental e central dos Açores já iam estar na sexta-feira sob Aviso Vermelho devido à previsão de chuva e vento forte.
Segundo o IPMA, o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e o central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) vão estar sob Aviso Vermelho entre as 3 e as 15 horas de sexta-feira devido à previsão de chuva e vento forte.
O Aviso Vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Protecção Civil.
Os dois grupos dos Açores vão estar sob Aviso Laranja a partir das 12 horas de hoje e até às 3 horas de sexta-feira devido à chuva e vento, passando a partir dessa hora a Aviso Vermelho.
Os dois grupos estão igualmente em situação de Aviso Amarelo relativamente à agitação marítima, prevendo-se ondas com seis a oito metros, entre as 00:00 e as 15 horas de sexta-feira.
O Aviso Laranja refere-se a uma situação meteorológica "de risco moderado a elevado", enquanto o Aviso Amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.
Na quarta-feira, o IPMA anunciou que o ciclone tropical Alex deve atingir os Açores na madrugada e na manhã de sexta-feira, situação que pode originar fenómenos extremos de chuva, vento e agitação marítima.
"Os vários modelos meteorológicos utilizados neste tipo de situação estão de acordo na trajectória do sistema, pelo que é de esperar que a tempestade atinja mesmo o arquipélago, especialmente durante a madrugada e manhã de sexta-feira", explicou Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.
Carlos Ramalho esclareceu que, "às 5 horas da manhã [de hoje], a tempestade estava a 905 quilómetros a sul-sudoeste dos Açores, com deslocamento para norte-nordeste, a uma velocidade de 30 quilómetros/hora".
"A partir da noite de hoje, com a aproximação da tempestade Alex, espera-se um aumento gradual da intensidade do vento, de 80 km/hora no grupo oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel), sendo que a influência será sentida de forma mais intensa a partir da madrugada e durante a manhã de sexta-feira", adiantou o meteorologista.
Quando atingir o arquipélago, os especialistas estimam que o vento será de 100 a 130 km/hora nos grupos oriental e central (ilhas Terceira, Faial, Pico, Graciosa e São Jorge), com "chuva forte e forte agitação marítima, com ondas de seis a oito metros para os dois grupos".
Um ciclone é uma depressão cujos ventos atingem velocidade elevada e, por norma, inclui precipitação, sendo uma situação que poderá originar fenómenos extremos de chuva, de vento e de agitação marítima, de acordo com o IPMA.
Entretanto, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomendou a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, e a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ouplacards e outras estruturas montadas ou suspensas.
A Protecção Civil açoriana aconselha também a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas, devendo a população ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, não devendo praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.
Ciclone Alex vai passar a furacão e atinge Açores na sexta-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"