Sábado – Pense por si

Chega já está a doar 5% do salário dos deputados para associações: "Recebemos 600 euros"

Luana Augusto
Luana Augusto 31 de janeiro de 2025 às 18:32
As mais lidas

Depois de ter votado contra o fim do corte de 5% dos salários dos políticos, o Chega escolheu um conjunto de associações para doar esses valores. A SÁBADO contactou várias e duas delas confirmaram a chegada do donativo, enquanto uma outra diz ainda não ter recebido qualquer valor.

Depois do Parlamento teraprovado o fim do corte de 5% nos salários dos políticos, já a partir de janeiro, o Chega informou que iria abdicar desse valor e que o iria entregar a associações humanitárias. Na impossibilidade de renunciar a esse montante, os parlamentares do Chega pediram ao Parlamento que transferisse essa verba para a conta do grupo parlamentar, como os próprios serviços confirmaram à SÁBADO. O próprio partido revelou àSÁBADOa lista das associações entretanto escolhidas para a entregar destes montantes.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Entre as várias instituições contactadas pela SÁBADO, duas confirmaram o recebimento deste donativo.

A Kastelo - Associação no Meio do Nada, que trabalha com crianças com doenças crónicas, foi escolhida por cinco deputados do Chega e confirmou esta doação. Garante que o partido doou 600 euros. "Já doou e já passámos o recibo. Recebemos na terça-feira 600 euros e deu muito jeito."

Também a Liga dos Bombeiros Portugueses confirmou. A associação foi escolhida por três deputados do partido. "Sim, recebemos uma doação recentemente", começou por confirmar a associação por telefone. "Creio que foi esta semana ou a semana passada, e foi em nome do partido."

O mesmo não aconteceu com o Refúgio Aboim Ascensão, escolhido por três deputados do Algarve. Apesar da instituição confirmar que foi contactada pelo Chega, ainda não foi feita qualquer transferência bancária. "Confirmo o contacto, mas ainda não recebemos qualquer valor", começou por referir a associação ao acrescentar que quando contactados o combinado foi receberem este donativo "durante seis meses".

"O Refúgio não estava incluído na lista de associações para onde os deputados podiam contribuir, mas três deputados do Algarve preferiam doar a uma intuição do Algarve e essa autorização acabou por ser formalizada pelo partido. Apesar de ainda não termos recebido nenhum valor, o indicado foi que iríamos receber este donativo durante seis meses", explicou a associação que acolhe crianças em risco.

A SÁBADO tentou também entrar em contacto com o Chega para perceber como será feita a distribuição da percentagem dos salários pelas as instituições, visto que no caso do Refúgio Aboim Ascenção o acordado foi receberem o valor por um período apenas de seis meses. Até à data de publicação do artigo, não houve qualquer resposta.

Já a Associação Apoio à Vida, de ajuda grávidas em dúvida sobre a gravidez, foi a que terá recebido um maior número de doações. Tratam-se de 11 deputados que terão doado 5% do seu salário a esta organização. Porém, quando contactada sobre o recebimento destas doações, a associação não confirmou nem desmentiu o sucedido. "Não podemos dar informações sobre quem nos apoia. Não é a nossa iniciativa fazê-lo".

Questionada sobre se receberam algum apoio recente, a associação limitou-se a dizer: "Recebemos todos os dias. Se não fosse isso a nossa organização não funcionava."

A SÁBADO contactou também a associação Ajuda de Berço, para a qual terão sido feitas três doações, incluindo uma por parte do deputado Pedro Frazão, e ainda aguarda uma resposta.

Da lista de associações a quem o partido decidiu doar 5% dos salários fazem ainda parte a Methamorphys, os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. E também a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, o Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor, o Centro de Acolhimento de Crianças em Risco Solar Mimo, o Rosto Solidário, os Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, a Associação dos Amigos dos Animais de Chaves, a Associação Criança Diferente, a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, a Associação Mâe de Deus, o Instituto de São Miguel, o Lar de Santo António, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião, a Cáritas Paróquia de Coruche e o Centro Social e Paroquial de Baguim.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!