Sábado – Pense por si

CGD deu 2 mil milhões de euros para especulação na bolsa

SÁBADO
SÁBADO 09 de março de 2019 às 19:35

Caixa Geral de Depósitos aprovou créditos a 22 empresas para aquisição de ações da Cimpor, BCP, EDP e Galp Energia, entre outras. Armando Vara, então administrador do banco, esteve em todas as reuniões onde créditos foram aprovados.

A CGD aprovou em apenas dois anos, 2006 e 2007, a concessão de créditos a 22 clientes para a compra de ações, uma área de alto risco, no valor total de 2080 milhões de euros. As atas do Conselho Alargado de Crédito, onde foram aprovados os financiamentos, revelam que o banco público autorizou empréstimos para a aquisição de ações a empresas lideradas por alguns dos maiores empresários portugueses mas também a sociedades desconhecidas de média dimensão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.