Sábado – Pense por si

Cerca de 53 mil crianças frequentam creches de forma gratuita

Ana Sofia Antunes indicou que o número de crianças em gratuitidade de creches no setor privada aumentou substancialmente entre janeiro e fevereiro, passando das 833 para as 2.734.

Cerca de 53 mil crianças frequentam creches de forma gratuita, três mil das quais no setor privado, disse esta terça-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Na comissão parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, onde esteve hoje à tarde a ser ouvida, Ana Mendes Godinho precisou que fazem parte da medida Gratuitidade das Creches 1.871 creches do setor social e solidário e 358 do setor privado.

Esta medida arrancou em setembro de 2022 para as crianças nascidas depois de 01 de setembro de 2021 e a frequentarem creches do setor social e solidário, tendo a medida sido alargada, a partir de 01 de janeiro de 2023, ao setor privado.

A par destas, têm direito a vaga gratuita as crianças cujos pais estão nos 1.º e 2.º escalões de rendimentos, independentemente da data de nascimento.

A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, deu conta aos deputados de que em fevereiro frequentavam as creches de forma gratuita mais 3.000 crianças do que em janeiro.

Segundo a secretária de Estado, das cerca de 53.000 crianças, 48.577 estão no setor social e solidário e as restantes frequentam de forma gratuita a creche da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e privadas.

Ana Sofia Antunes indicou que o número de crianças em gratuitidade de creches no setor privada aumentou substancialmente entre janeiro e fevereiro, passando das 833 para as 2.734.

A secretária de Estado sublinhou que neste momento se está "muito próximo de ocupar os 100% das vagas do setor social".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres