18 pessoas acusaram positivo ao novo coronavírus, entre os quais quatro reclusos.
Os serviços prisionais já realizaram cerca de 1.500 testes de despistagem à covid-19 e 18 pessoas acusaram positivo ao novo coronavírus, entre os quais quatro reclusos, disse hoje à Lusa fonte oficial.
Segundo a Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGSRP), foram realizados cerca de 1.500 testes a guardas prisionais, funcionários que prestam serviços, jovens institucionalizados e reclusos, tendo sido detetados 18 casos positivos à covid-19.
Dos quatro casos positivos entre os presos, estão dois que beneficiaram de saídas de curta duração e acusaram positivo quando regressaram aos estabelecimentos prisionais, encontrando-se agora em isolamento no hospital prisional a recuperar.
Outro recluso acusou positivo depois de se ter deslocado a um hospital do Serviço Nacional de Saúde por outras patologias, tendo sido testado quando regressou ao hospital prisional, "apesar de não apresentar quaisquer sintomas".
"Verificou-se, igualmente, um caso de positivo para a covid-19 num jovem internado em Centro Educativo que se manteve sempre assintomático e também já teve alta clínica", adianta a DGRSP.
O primeiro caso de covid-19 no sistema prisional foi o de uma cidadã estrangeira que acusou positivo no momento em que era detida e que ficou internada no Hospital Prisional onde ficou internada, tendo já tido alta clínica após dois testes negativos.
Em relação a funcionários do sistema prisional ou de empresas que prestam serviços externos, verificaram-se 13 situações de casos positivos à doença que, segundo a Direção-Geral, se mantiveram sempre em suas casas, tendo 11 já obtido alta clínica e dois continuam em recuperação.
Portugal contabiliza 1.247 mortos associados à covid-19 em 29.432 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 16 mortos (+1,3%) e mais 223 casos de infeção (+0,8%).
Das pessoas infetadas, 629 estão hospitalizadas, das quais 101 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 6.431.
Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Cerca de 1.500 testes à Covid-19 realizados no sistema prisional
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.