A coordenadora do Bloco de Esquerda disse ainda que "o sofrimento que tantas famílias vivem internamente" passa, agora, a "ser um problema a que todos somos chamados a responder".
"A Assembleia da República não conseguiu dar resposta ainda, mas dará seguramente", disse Catarina Martins após o chumbo da legalização da eutanásia. A coordenadora do Bloco de Esquerda disse ainda que "o sofrimento que tantas famílias vivem internamente" passa, agora, a "ser um problema a que todos somos chamados a responder". "O BE voltará seguramente a este tema. Este tema é de todas as pessoas que, compreendendo que há aqui uma questão que precisa de ser respondida, sabem que o Estado não pode continuar a fechar os olhos."
Catarina Martins: "O BE voltará seguramente a este tema"
A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou ainda que Portugal está "um passo mais perto" de despenalizar a morte assistida, saudando o "extraordinário caminho" já feito sobre o tema. "Estou absolutamente convicta de que Portugal está um passo mais perto de ter a despenalização da morte assistida e portanto de sermos um país que respeite mais a dignidade e a escolha de cada um e de cada uma", declarou.
A deputada falava aos jornalistas no parlamento, no final da sessão plenária que chumbou os projectos de lei do PAN, BE, PS e PEV para a despenalização da eutanásia. Catarina Martins saudou o "extraordinário caminho que foi feito por um movimento amplo de cidadãos" no sentido da descriminalização da morte assistida, considerando que hoje "há tanta gente que compreende a absoluta necessidade de se regular na lei o que existe na intimidade".
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.