NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Ministério da Saúde afirma que "tem estado a acompanhar a situação" e "lamenta profundamente o falecimento do bebé". Mãe tinha sido transferida de Faro para o Amadora-Sintra por falta de incubadoras.
OMinistério da Saúdeconsidera que "foram seguidos todos os procedimentos de cuidados de saúde adequados" no caso do bebé que morreu noAmadora-Sintradepois de a mãe ter sido transferida deFaro.
"O Ministério da Saúde tem estado a acompanhar a situação e teve conhecimento, junto dos hospitais, de que foram seguidos todos os procedimentos de cuidados de saúde adequados. O Ministério da Saúde lamenta profundamente o falecimento do bebé", indicou o Ministério numa resposta enviada à agência Lusa.
O Ministério não indica se será ou não aberto um inquérito ou investigação a esta situação. A agência Lusa enviou àInspeção-geral das Atividades em Saúdeuma questão sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta.
O jornalCorreio da Manhãnoticiou hoje a morte de um bebé de uma mulher grávida, com 32 semanas de gestação, e que teve de ser transferida de Faro para o Amadora-Sintra, emLisboa, por insuficiência de recursos no Algarve, nomeadamente falta de incubadoras, segundo o jornal.
A mulher grávida apresentava um quadro de pré-eclâmpsia, que se traduz em hipertensão na gravidez, e de descolamento da placenta.
Sem querer referir-se ao caso em concreto, o presidente da secção regional Sul da Ordem dos Médicos lamenta que não tenham sido tomadas medidas para assegurar um funcionamento adequado das maternidades durante o período do verão.
Em declarações à Lusa, Alexandre Valentim Lourenço indica que as maternidades da região de Lisboa e do sul do país estão todas a funcionar a meio gás e as grávidas andam a "saltar de hospital em hospital".
O médico obstetra lembrou que faltam profissionais no período do verão em todas as maternidades e serviços de obstetrícia do sul do país.
O representante da Ordem dos Médicos no sul do país indica que a maioria dos obstetras já entregou pedidos de escusa de responsabilidade, o que fará com que as responsabilidades por eventuais acidentes por falta de meios recaiam sobre os responsáveis hospitalares ou mesmo sobre o Ministério da Saúde.
Segundo Alexandre Valentim Lourenço, terão de ser os diretores hospitalares e dirigentes do Ministério da Saúde a ser responsabilizados por falhas de organização nas maternidades.
A agência Lusa contactou também o Hospital Amadora-Sintra para tentar obter mais esclarecimentos sobre o bebé que acabou por morrer, mas ainda não obteve resposta.
Caso do bebé que morreu no Amadora-Sintra seguiu "todos os procedimentos adequados"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.