Luís Mendes Cabral assume presidência do INEM na terça-feira
O médico substitui o militar Sérgio Janeiro que estava no cargo desde julho de 2024, anunciou o Ministério da Saúde.
O médico substitui o militar Sérgio Janeiro que estava no cargo desde julho de 2024, anunciou o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde explica que "a criança não resistiu às lesões sofridas após a mãe ter entrado em paragem cardiorrespiratória no seu domicílio".
O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza recebeu esta quinta-feira mais 30 corpos de palestinianos das autoridades israelitas e informou que alguns "apresentam sinais de abusos e espancamentos”.
Aviões israelitas bombardearam a vila de Msayleh, provocando grandes estragos e interrompendo temporariamente uma das principais autoestradas da região. Os ataques mataram um cidadão sírio e feriram outras sete pessoas, segundo o Ministério da Saúde libanês.
O limite máximo de duas "autobaixas" já foi esgotado por 52 mil trabalhadores, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) citados pelo Público.
O comunicado realça a falta de provas que atestem "efeitos adversos da amamentação continuada durante a infância" e insta o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde a tomarem "uma posição clara e inequívoca em defesa das pessoas que amamentam".
Já o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo grupo islamita palestiniano Hamas, contabiliza 227 mortes por fome até à data, das quais 103 eram crianças
Grávida pediu que fosse enviada uma ambulância para o Carregado. Ao invés disso, solicitaram que se deslocasse até ao hospital de carro.
O Ministério da Saúde tailandês informou que mais de 138 mil civis foram retirados das regiões fronteiriças afetadas pelos confrontos com o país vizinho.
Segundo o Ministério da Saúde de Gaza o número de mortes causadas pela operação militar israelita, que já dura há 21 meses, já ultrapassou as 56 mil pessoas.
O Ministério da Saúde já pediu uma averiguação das circunstâncias da morte.
Para Joana Bordalo e Sá, "o Ministério da Saúde de Ana Paula Martins deixa a Saúde muito pior do que a encontrou há um ano e foi uma teimosia, foi uma intransigência, uma recusa permanente em querer negociar".
Também este domingo, a France Presse noticiou que o Hamas estará disposto a acordar um cessar-fogo para Gaza que preveja a libertação de todos os reféns de uma só vez e uma trégua de cinco anos com Israel.
O Ministério da Saúde apontou, ainda, que 1.827 dos palestinianos mortos e 4.828 feridos foram vítimas de ataques israelitas depois do exército ter quebrado o cessar-fogo a 18 de março.
INEM ficou impedido de definir os serviços mínimos por não ter recebido atempadamente do Ministério da Saúde os pré-avisos dos sindicatos, revelou o documento.
Relatório preliminar da Inspeção Geral das Atividades em Saúde concluiu que o Ministério da Saúde não informou INEM que haveria uma greve dos técnicos de emergência.