Sábado – Pense por si

Carris contrata manutenção do Elevador da Glória ao preço de saldo

Empresa adjudicou a componente de manutenção dos elevadores, em 2022, por metade do preço base fixado no concurso.

A Carris contratou a manutenção do Elevador da Glória e dos restantes ascensores em Lisboa, ao preço de saldo, em 2022. A componente de manutenção do contrato foi adjudicada à MNTC - Serviços Técnicos de Engenharia, por 851 515 euros, um valor 53,8% inferior ao preço base fixado pela Carris. Por considerar este valor anormalmente baixo, a Liftech, empresa que ficou em segundo lugar no concurso público, reclamou e defendeu que a Carris deveria pedir esclarecimentos à MNTC. O júri do concurso discordou e não pediu explicações à MNTC.

Descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, causa mortos e feridos
Descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, causa mortos e feridos Sérgio Lemos/Medialivre

Leia o artigo na íntegra no .

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.