Manuel Clemente disse ainda que "falou longamente" com uma vítima de abuso sexual e que terá disponibilidade permanente para acompanhar este e outros casos.
O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, disse esta quarta-feira ter uma "grande expectativa" no Encontro sobre Proteção de Menores na Igreja, que começa quinta-feira no Vaticano, com 190 participantes e presidido pelo papa.
Em declarações à agência Ecclesia, Manuel Clemente, também cardeal-patriarca de Lisboa, adiantou que "falou longamente" com uma vítima de abuso sexual e que terá disponibilidade permanente para acompanhar este e outros casos.
"A nossa disponibilidade foi ativa (...) e, por isso, apareceu um acaso de uma pessoa que quis falar comigo. E falou (...). Falou longamente comigo, eu ouvi e com certeza que estive com essa pessoa no seguimento do caso", afirmou Manuel Clemente à Ecclesia.
A reunião no Vaticano, que decorre até domingo e é uma iniciativa do papa Francisco, reúne, de uma forma inédita, os presidentes das conferências episcopais de todo o mundo para debater a problemática dos abusos sexuais e a pedofilia no seio da igreja católica.
"Se fomos parte do problema, agora temos de ser parte da solução", afirmou o cardeal-patriarca de Lisboa.
"Em muito boa hora o papa Francisco quis alargar à igreja mundial, de uma maneira mais intensa com esta convocação, a sua preocupação e o seu empenho em ultrapassar e resolver um problema que é grave e que precisa de ser resolvido", declarou o cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Manuel Clemente expressou disponibilidade para fazer "mais e melhor" para evitar situações de abusos sexuais na igreja e para que exista "uma verdadeira conversão aos valores evangélicos, na intenção e na prática".
O cardeal patriarca disse que, "desde o princípio", os bispos de Portugal afirmaram uma "disponibilidade grande para escutar quem quisesse conversar ou estivesse disponível para isso".
"Claro está que não forçamos ninguém a conversar daquilo que não quiser conversar, mas a disponibilidade era e mantém-se ativa", acrescentou o presidente da CEP.
Manuel Clemente disse que o Encontro sobre Proteção de Menores na Igreja é "uma ocasião de reflexão, de escuta, de partilha, para se encontrar, como o papa disse, as melhores indicações para resolver, ainda mais e melhor e sobretudo prevenir, casos destes".
"É essa a intenção do papa, é essa a intenção de todos nós para encontrarmos a melhor maneira de ultrapassar um problema, que é um problema grave e que precisa de ser ultrapassado", afirmou o presidente da CEP.
Ouvir as vítimas, aumentar a consciência, aumentar o conhecimento, desenvolver novos procedimentos, e partilhar boas práticas são alguns dos objetivos do encontro.
A reunião focará três temas principais: responsabilidade, assunção de responsabilidades e transparência.
O papa Francisco, que participa em todas as sessões de trabalho e de oração, vai concluir o evento com um discurso pronunciado após a missa da manhã de domingo, na sala régia do Palácio Apostólico, com transmissão online, à imagem do que acontece com os principais momentos do encontro.
Cardeal patriarca com "grande expectativa" para reunião sobre abusos sexuais na igreja
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."