Na homilia da missa da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário de Fátima, o cardeal António Marto afirmou que a santidade de vida "é o melhor e mais forte antídoto contra a corrupção".
O bispo de Leiria-Fátima,António Marto, exortou, este domingo, os peregrinos deFátimaa lutarem contra a corrupção, que considerou "uma chaga social, um cancro difícil de extirpar".
Na homilia da missa da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário de Fátima, o cardeal António Marto afirmou que a santidade de vida "é o melhor e mais forte antídoto contra a corrupção".
Falando para milhares de peregrinos, o cardeal defendeu que os cristãos devem cultivar uma "cultura de honestidade" contra a corrupção.
"A santidade no mundo concreto do dia-a-dia é o melhor e o mais forte antídoto contra a corrupção, que é uma chaga social difícil de curar, um cancro difícil de extirpar até às suas raízes", afirmou, lembrando que na segunda-feira se comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção.
Lutar contra a corrupção "é um desafio e um grito" permanentes, afirmou ainda ao sublinhar que a santidade convida os cidadãos a "ser honestos: primeiro com Deus; depois consigo mesmo e com a própria consciência; e finalmente com os outros, na atividade económica, na atividade política, em toda a atividade social".
"Recusemos toda e qualquer colaboração com a corrupção [e] não deixemos corromper a nossa consciência, que é aquilo que é mais sagrado, pois é o lugar sagrado onde Deus nos fala e nos interpela", afirmou António Marto, citado pela página do Santuário de Fátima na Internet.
No final da celebração, o bispo de Leiria-Fátima lembrou que no próximo dia 13 se assinala o 50.º aniversário de ordenação sacerdotal do papa Francisco, pedindo que os peregrinos rezassem para "que tenha força, saúde e coragem no seu ministério e na prossecução da renovação da Igreja".
Cardeal António Marto exorta fiéis a lutarem contra a corrupção
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."