Sábado – Pense por si

Camilo Mortágua terrorista? "Só um ignorante me pode achar isso"

Tiago Carrasco 17 de maio de 2019 às 07:00

Pirateou um barco, desviou um avião e assaltou, faz 52 anos a 17 de maio, um banco na Figueira da Foz: sempre sem ter disparado um tiro. Nas redes sociais, as intervenções das filhas Mariana e Joana, do BE, geram críticas... ao pai. Há quem o classifique de terrorista. Ele responde: “Só um ignorante me pode achar isso”. Esta é a sua extraordinária história.

O portão está aberto. A entrada da sala também. Livros revolucionários espalhados pela mesa e os frutos do pomar a absorverem o sol. Tem de ser a casa de Camilo Mortágua, pois nas paredes há fotografias das suas filhas gémeas – Mariana e Joana, deputadas do Bloco de Esquerda –, em criança. Mas dele nem sinal. O silêncio das hortas do Alvito é interrompido somente pelos latidos de Rafa, o robusto rafeiro alentejano: ladra, mas não morde, tal como o dono que participou em ações armadas contra a ditadura sem disparar um tiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.