Os bombeiros profissionais vão manifestar-se em 22 de maio em Lisboa para exigir um regime de aposentação "justo e digno", anunciaram hoje estruturas representativas da classe, que contestam a proposta do governo apresentada em abril.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) anunciaram hoje uma concentração nacional em frente ao Ministério do Trabalho, seguida de desfile para a Assembleia da República, afirmando que não concordam que os bombeiros apenas possam reformar-se aos 60 anos e 6 meses, "se não quiserem sofrer penalizações".
Os bombeiros pretendem "tratamento igual ao das outras forças de segurança", por considerarem que a profissão de bombeiro é igualmente de risco, de desgaste rápido e requer destreza física.
No mesmo dia, será entregue um memorando reivindicativo no parlamento.
Em 23 de abril, os bombeiros profissionais contestaram a proposta do governo sobre as novas regras de aposentação aos 60 anos, mas congratularam-se com o acordo alcançado em relação ao estatuto profissional que vai permitir uma carreia única.
Sobre a proposta de aposentação, a ANPB e o SNBP referiram que não concordam com a reforma aos 60 anos para os bombeiros, nem com as novas regras que o governo quer impor ao propor que sejam colocados em trabalhos administrativos nas corporações aos 55 anos.
A ANBP e o SNBP propõem que os bombeiros passem à pré-reforma aos 55 anos, como acontece com as forças de segurança.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.