Sábado – Pense por si

Bolseiros e sindicatos pedem a Costa dinheiro para regularizar precários

Sindicatos, bolseiros e investigadores precários entregaram uma carta na residência oficial do primeiro-ministro pedindo a regularização dos vínculos laborais no ensino superior e na ciência.

Sindicatos, bolseiros e investigadores precários entregaram esta terça-feira uma carta na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, a pedir dinheiro no Orçamento do Estado para a regularização dos vínculos laborais no ensino superior e na ciência.

A carta, entregue por uma delegação da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), da Rede de Investigadores Contra a Precariedade e do Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, foi recebida por um assessor de António Costa.

A entrega da missiva dirigida ao primeiro-ministro ocorreu horas depois de o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, ter assegurado no parlamento o financiamento necessário para cumprir o programa de regularização dos vínculos laborais precários no Estado e ter admitido estar a analisar a situação de instituições como as universidades de Évora, dos Açores, do Minho e do Algarve, que alegaram insuficiência financeira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.