NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
No sábado e domingo, o Castelo de Belmonte será palco para pequenos concertos que recordam a obra de Zeca Afonso e o seu trabalho de intervenção social.
A Câmara Municipal de Belmonte vai homenagear Zeca Afonso com um conjunto de iniciativas, que integram o descerramento de uma estátua em tamanho real daquele cantor e compositor português, que ali viveu quando ainda era muito jovem.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, aquela autarquia do distrito de Castelo Branco adianta que as iniciativas decorrem no sábado e domingo e que o Castelo de Belmonte será palco para pequenos concertos que recordam a obra de Zeca Afonso e o seu trabalho de intervenção social.
"Destaque para o concerto de seu sobrinho, João Afonso, que ainda o acompanhou em muitos concertos e que regressa a Belmonte neste grande tributo a seu tio", acrescenta a autarquia, sobre o espetáculo que está marcado para domingo, às 23:00.
Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha, salienta a ligação de Zeca Afonso por ali ter residido, à guarda de um tio que chegou a ocupar o lugar de presidente de autarquia.
"Ainda não era o grande Zeca, quando viveu entre nós, mas importa realçar que o seu percurso e a sua formação humanista têm uma passagem pelas beiras, sobretudo pelos jovens de Belmonte, com quem estudou e brincou, e pelas pessoas que o acolheram na sua casa e ajudaram a mitigar um período conturbado da sua vida, em que viveu longe dos pais", aponta.
A cerimónia de descerramento da estátua em tamanho real está marcada para domingo, às 18:00, o mesmo dia em que Zeca Afonso fazia anos.
Segundo a autarquia, a homenagem deve contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, da diretora regional de Cultura do Centro, Susana Menezes, e do ex-ministro da Cultura João Soares.
As atividades arrancam no sábado, com uma visita teatralizada (16:30, Largo Zeca Afonso). A partir das 21:00, no Castelo de Belmonte, as apresentações musicais ficam a cargo de Joana Carvalho, TriVenção e Zeca e outros Amigos.
No domingo, após a inauguração da estátua, atuam Carlos Vasconcelos (19:00), Rúben Matos (21:30) e João Afonso (23:00).
A autarquia também alerta que, devido às regras da Direção Geral da Saúde, os lugares para cada espetáculo estão limitados a 50 espetadores e que os bilhetes serão obrigatórios e devem ser adquiridos previamente através da página oficial do município na internet.
Belmonte vai homenagear Zeca Afonso com estátua em tamanho real
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
O famoso caso do “cartel da banca” morreu, como esperado, com a prescrição. Foi uma vitória tremenda da mais cara litigância de desgaste. A perda é coletiva.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.