Sábado – Pense por si

Bebé de pais infetados por coronavírus nasce no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos

02 de abril de 2020 às 12:45
As mais lidas

Primeiro teste realizado à bebé deu negativo.

Uma bebé de pais infetados pelonovo coronavírusnasceu noHospital Pedro Hispano, em Matosinhos, na segunda-feira, tendo já feito um primeiro teste que deu negativo, disse esta quinta-feira à Lusa fonte hospitalar.

Segundo a fonte, a menina nasceu de cesariana e o primeiro teste à covid-19 deu negativo, devendo hoje ser-lhe feito um segundo teste.

Antes do parto, e quando a mãe já estava internada na unidade de saúde, o pai da criança descobriu estar infetado pelo novo coronavírus, tendo aquela depois feito também o teste que deu igualmente positivo, adiantou.

Neste momento, e estando à espera da realização do segundo teste à criança, a mãe está "clinicamente estável", tendo já tido alta da obstetrícia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado hoje o seu prolongamento até ao final do dia 17 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.