Sábado – Pense por si

Bebé de Évora com suspeita de legionella teve alta hospitalar

O bebé com um mês de vida esteve internado "com um quadro de infeção respiratória ligeira" e suspeita de estar infetado com a bactéria da legionella.

O bebé com um mês de vida que foi internado no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) com suspeita de estar infetado com a bactéria da 'legionella' teve esta segunda-feira alta, disse fonte da unidade hospitalar.

"A criança melhorou e teve alta hospitalar hoje", afirmou à agência Lusa a fonte do HESE, referindo, contudo, que o Instituto Ricardo Jorge vai prosseguir com "análises complementares".

O hospital de Évora tinha divulgado no sábado que "as primeiras análises provisórias realizadas pelo Instituto Ricardo Jorge deram resultado negativo", nomeadamente as de "antigenúria e PCR para a 'legionella'".

O bebé esteve internado "com um quadro de infeção respiratória ligeira", segundo divulgou, na sexta-feira, o HESE, que não excluía "a possibilidade de se tratar de infeção por 'legionella'".

De acordo com o HESE, o bebé nasceu no dia 28 de fevereiro deste ano no hospital de Évora e teve alta médica no dia 03 de março, mas recorreu ao Serviço de Urgência Pediátrica no dia 27 de março, ou seja, "24 dias após alta".

A unidade hospitalar afastou, por isso, "a hipótese de se tratar de infeção adquirida na instituição", uma vez que este tempo "é muito superior ao período de incubação", que é entre "dois a 10 dias".

A bactéria 'legionella' é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.