Na atual crise, recordou Catarina Martins, os jovens foram os primeiros "a perder o emprego" e a continuar a ser vítimas de uma política de "salários mais baixos".
A líder do Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje que deve ser dada a prioridade "à proteção dos mais jovens" no Orçamento do Estado de 2021 e pondo fim ao período experimental de seis meses nos contratos de trabalho.
Depois de se reunir com a direção do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Catarina Martins fez o apelo para que se reverta "o aumento do período experimental para jovens à procura de primeiro emprego", que foi alargado pelo Governo do PS para 6 meses e que afetou muitos jovens.
A segunda medida importante a adotar é para que "em todos os apoios públicos às empresas" sejam "protegidos os trabalhadores precários", dado que os muitos dos mecanismo adotados para combater os efeitos da pandemia de covid-19 têm deixado "de fora as gerações mais novas".
"Apelo para que nestes dias de votação na especialidade do Orçamento do Estado [de 2021] que se encare como prioridade a proteção dos mais jovens nesta pandemia", afirmou.
Na atual crise, recordou, os jovens foram os primeiros "a perder o emprego" e a continuar a ser vítimas de uma política de "salários mais baixos", sendo dos mais penalizados pela crise, apesar de serem das "gerações mais preparadas".
A votação na especialidade do Orçamento do Estado de 2021 está prevista para a próxima semana, no parlamento, antes da votação final global, que acontece na quinta-feira, 26 de novembro.
BE quer mais apoios aos jovens e fim do período experimental de seis meses
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."