Para Catarina Martins, as PPP na saúde são "um erro" e o Bloco não vai desistir de lutar contra elas
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, instou hoje o Governo a acabar com a parceria público-privada (PPP) de gestão do Hospital de Braga, e defendeu que o sector privado da saúde deve viver com dinheiro privado.
Para Catarina Martins, os dinheiros públicos "devem ser concentrados" no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na gestão pública. "Até ao final do ano, o Governo tem a possibilidade de acabar com a PPP de gestão do Hospital de Braga", referiu a líder do Bloco, durante uma visita ao mercado municipal daquela cidade.
Segundo um despacho publicado na sexta-feira em Diário da República, o Governo decidiu lançar um concurso público para estabelecimento de uma nova parceria público privada (PPP) para a gestão clínica do Hospital de Braga.
Uma gestão que actualmente é assegurada pela José de Mello Saúde, num contrato que termina a 31 de Agosto de 2019.
Para Catarina Martins, as PPP na saúde são "um erro" e o Bloco não vai desistir de lutar contra elas. "O sector privado da saúde deve viver com dinheiro privado, não podemos continuar a ter um sector privado da saúde que vive à conta do erário público", defendeu.
Disse ainda que "não houve nada que os privados trouxessem de melhor" para a gestão dos hospitais.
"Pura e simplesmente, o Estado gasta a pagar a um intermediário privado. O modelo das PPP foi muito lesivo para as contas públicas do país", acentuou.
Acrescentou que há "demasiados mecanismos a engrossar" o sector privado da saúde, como as PPP e contratualizações, e defendeu que tem de haver "um debate público e forte" sobre a matéria, em nome do SNS.
"Travar PPS, contratualizações em excesso e outras formas de os privados viverem com o erário público é matéria essencial para que SNS possa responder a toda a gente", rematou.
BE insta Governo a acabar com PPP do Hospital de Braga
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.