Sábado – Pense por si

Bactérias. DGS faz inspecção ao Garcia de Orta

07 de novembro de 2016 às 18:59
As mais lidas

Garcia de Orta foi acusado de não isolar doentes com bactérias multirresistentes. Hospital garante que "todos os procedimentos de prevenção e controlo de infecção estão a ser cumpridos na instituição"

A Direcção-geral da Saúde está a fazer uma avaliação no Hospital Garcia de Orta, em Almada, aos procedimentos de prevenção e controlo de infecção, segundo o próprio Conselho de Administração da unidade hospitalar.

Na sequência de uma notícia que refere que aquele hospital não isola doentes com bactérias multirresistentes, a administração do Garcia de Orta adiantou, em comunicado divulgado esta segunda-feira, que a Direcção-geral da Saúde está a "proceder a uma avaliação in loco". O Hospital sublinha, contudo, que "todos os procedimentos de prevenção e controlo de infecção estão a ser cumpridos na instituição".

Em declarações aos jornalistas no Hospital de Cascais, o ministro da Saúde disse que tinha pedido à DGS para averiguar a situação.

O jornali revelou que, no Hospital Garcia de Orta, os doentes infectados com bactérias multirresistentes como a E-coli e a Klebsiela "estão misturados nas mesmas salas com os doentes que não estão infectados e inclusivamente com pacientes que foram submetidos a cirurgias".

"O Conselho de Administração deste Hospital vem esclarecer que todos procedimentos de prevenção e controlo de infecção estão a ser cumpridos na instituição de acordo com as normas nacionais e internacionais", refere o comunicado divulgado pela unidade hospitalar na sequência da notícia doi.

A nota acrescenta que "a Direcção Geral da Saúde (DGS) já está a proceder a uma avaliação in loco no Hospital sobre esta situação". "A partir de agora, esperamos as conclusões da mesma antes de voltarmos a fazer qualquer outro tipo de esclarecimento. Aguardamos, pois, os resultados para cabal esclarecimento da situação", refere o comunicado.

A administração argumenta que, perante casos concretos, faz uma "análise cuidada" e decide se "devem ser sujeitos a isolamento físico ou de contacto": "Reafirma-se que, caso a caso, são cumpridas as normas de prevenção e controlo de infecção, quer por profissionais, quer por utentes (familiares e visitas)".

"Em nenhum caso, por incúria, é posta em risco a segurança quer de profissionais, quer de familiares ou visitantes", frisa a administração do Garcia de Orta, que nega a ideia de colocar doentes recém-operados em enfermaria onde tenham sido detestados ou colocados doentes infeccionados.

O hospital garante ainda que cumpre medidas de limpeza e desinfecção e que os equipamentos de protecção especial são "disponibilizados a todos", sendo explicada a sua forma de utilização.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.