Sábado – Pense por si

Averiguação preventiva a Pedro Nuno Santos foi arquivada

Procuradora descarta "atuação com contornos criminais" imputável ao ex-secretário-geral do PS.

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) arquivou, esta quarta-feira, a averiguação preventiva sobre Pedro Nuno Santos, ex-secretário geral do PS.

Pedro Nuno Santos
Pedro Nuno Santos

De acordo com o despacho de arquivamento da Averiguação Preventiva 3/2025, a que o NOW teve acesso, o Ministério Público concluiu "pela inexistência de notícia de crime" em relação às casas de Lisboa e Montemor o Novo. "Pelo contráiro, mostram-se devidamente esclarecidas todas as alegações controvertidas divulgadas publicamente por via da comunicação social e reproduzidas em denúncias endereçadas ao Ministério Público", refere o despacho.

Para a procuradora Inês Bonina, "os montantes pagos pela aquisição e alienação de imóveis decorrem, com exatidão, da documentação contratual e os respetivos fluxos financeiros mostram-se clarificados na documentação bancária junta". Os documentos, refira-se, foram entregues ao MP pelo próprio Pedro Nuno Santos a 3 de maio, quando foi ouvido no DCIAP.

Além desta Averiguação Preventiva, o MP tem em curso outra relativa ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, e à sua relação com a empresa Spinumviva, cujo desfecho ainda é desconhecido.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.