Sábado – Pense por si

Autarquias questionadas sobre falta de caixotes do lixo na Serra da Estrela

A Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) questionou os municípios de Manteigas e de Seia sobre a falta de recipientes para a recolha de lixo na Serra da Estrela

A Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) questionou os municípios de Manteigas e de Seia sobre a falta de recipientes para a recolha de lixo na Serra da Estrela, foi hoje anunciado.

O BE refere em comunicado hoje divulgado que "teve conhecimento que se arrasta há muito tempo a falta de recipientes de lixo comum e de reciclagem nas zonas de fruição comuns da Serra da Estrela pertencentes às áreas dos concelhos de Seia e Manteigas", no distrito da Guarda.

Segundo a nota, "também é do conhecimento comum que, em alturas de maior afluência de cidadãos, há acumulação de lixo nas bermas das estradas, sendo que o mesmo se espalha por grandes áreas do Parque Natural da Serra da Estrela".

Perante o cenário, o BE do distrito da Guarda considera "importante e urgente uma intervenção das autarquias no sentido de promover as melhores práticas cívicas, aumentando a oferta de pontos de recolha de lixo, informação sinalética, bem como de campanhas de sensibilização ambiental".

No documento enviado às Câmaras Municipais de Manteigas e de Seia, o BE pergunta se as duas autarquias têm conhecimento das situações, se "têm intenções de instalar recipientes de lixo comum e de reciclagem nas zonas de fruição comuns da Serra da Estrela" e quando.

Ao abrigo do Estatuto de Direito de Oposição, a Comissão Coordenadora Distrital do BE da Guarda questiona ainda se as referidas autarquias "têm intenções de promover campanhas de sensibilização ambiental junto dos habitantes e visitantes ao longo do ano".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.