Sábado – Pense por si

Autarca de Cascais diz que combate às chamas decorre favoravelmente

07 de outubro de 2018 às 08:50
As mais lidas

"O incêndio não está extinto, mas está controlado, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Chamas estão a ser combatidas por 700 operacionais.

O presidente da Câmara de Cascais disse hoje que o combate ao incêndio que lavra no concelho desde sábado à noite está a decorrer favoravelmente já que o "pior inimigo", o vento, acalmou a partir das 6h00.

"O incêndio não está extinto, mas está controlado. Para isso, ajudou o vento, que foi o pior inimigo, ter acalmado. O vento caiu às 6h00 e, a partir daí, os homens no terreno começaram a ter capacidade" de o controlar, disse Carlos Carreiras.

O autarca disse ainda esperar que os meios aéreos, que começaram a trabalhar pelas 8h00, "consigam debelar" alguns focos do incêndio.

Questionado pela Lusa acerca das críticas que alguns moradores na localidade da Charneca fizeram à falta de limpeza nas matas, o presidente da Câmara de Cascais afirmou que tal não é verdade.

"O que funcionou realmente foi todo o trabalho que foi realizado desde o ano passado. Admito que algumas pessoas possam, na aflição, ter feito o desabafo. Mas o trabalho foi feito", frisou.

O incêndio que deflagrou no sábado na serra de Sintra, Lisboa, e alastrou depois para o concelho de Cascais provocou ferimentos ligeiros em dois bombeiros, afectou uma casa de habitação e obrigou à retirada de 47 pessoas de casa, residentes em habitações das aldeias de Biscaia, Figueira do Guincho, Almoínhas e Charneca, em Cascais.

Às 8h00, o fogo estava a ser combatido por 754 operacionais, 218 meios terrestres e oito meios aéreos, segundo a página da Internet da Protecção Civil.

O incêndio deflagrou no sábado, às 22h50, na zona da Peninha, serra de Sintra, tendo alastrado ao concelho de Cascais, num combate às chamas muito dificultado pelos ventos que chegaram a ter rajadas de 100 quilómetros por hora.

Também foi evacuado o Parque de Campismo da Areia, no Guincho, tendo sido transportados os seus ocupantes para o Pavilhão Dramático de Cascais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.