Sábado – Pense por si

ANTRAM apelou a sindicato das matérias perigosas para também desconvocar greve

16 de agosto de 2019 às 07:56
As mais lidas

"Não há vencidos, há um vencedor que é o diálogo", disse na quinta-feira o porta-voz da ANTRAM depois de o SIMM, o outro sindicato que em conjunto com o SNMMP convocou a greve, ter anunciado o fim da paralisação.

O porta-voz daANTRAMapelou na quinta-feira ao Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) que desconvoque a greve e volte às negociações, seguindo o exemplo do Sindicato Independente de Mercadorias (SIMM).

O advogado da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários (ANTRAM ), André Matias de Almeida, falava no final de uma reunião no Ministério das Infraestruturas e Habitação, em Lisboa.

"Não há vencidos, há um vencedor que é o diálogo", disse o advogado, sublinhando que "foi dado mais um passo histórico" com a assinatura de um documento que trará "melhorias muito grandes para o setor", nomeadamente aumentos salariais.

O SIMM, o outro sindicato que em conjunto com o SNMMP convocou agreve, anunciou na quinta-feira que terminou com a paralisação.

A ANTRAM recusou um processo de mediação doGoverno, a pedido do SNMMP, sustentando que só volta à mesa das negociações se o sindicato das matérias perigosas desconvocar a greve.

Nesse sentido, André Matias de Almeida garantiu que só se sentou à mesa das negociações com o SIMM após ter a garantia de que este sindicato tinha colocado um fim à paralisação.

"A greve foi desconvocada [pelo SIMM] antes da reunião com a ANTRAM" que decorreu esta noite no Ministério liderado por Pedro Nuno Santos, disse, garantindo que "o problema não está no doutor Pedro Pardal Henriques [advogado do SNMMP].

A ANTRAM desde o início que se tem recusado a regressar às negociações em tempo de greve.

"Ficou hoje [quinta-feira] provado e ontem [quarta-feira] comprovado que o diálogo resolve as negociações, que a espada não as resolve", sustentou André Matias de Almeida, referindo-se ainda ao acordo firmado com a federação afeta à CGTP, a FECTRANS.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.