Sábado – Pense por si

António Costa nunca foi confrontado com existência de pen, diz advogado

SÁBADO
SÁBADO 29 de janeiro de 2025 às 13:22
As mais lidas

Ministério Público abriu investigação ao eventual crime de violação do Segredo de Estado devido a pen encontrada em cofre de Vítor Escária.

João Cluny, advogado do ex-primeiro-ministro António Costa, garante que o seu cliente nunca foi confrontado com a existência dapenhoje revelada pelaSÁBADO. Apendescoberta durante buscas à residência oficial do primeiro-ministro em novembro de 2023 contém nomes e outros dados pessoais de centenas de agentes dos SIS e SIED, Polícia Judiciária e quadros das Finanças.

Iakovos Hatzistavrou/Pool via REUTERS

"Perante a notícia hoje tornada pública, [João Cluny] quer apenas deixar claro que em momento algum foi o seu constituinte confrontado com a existência desta alegada pen ou com o seu conteúdo, desconhecendo em absoluto do que se trata, pelo que nenhum comentário adicional fará", indica a reação. 

Devido à descoberta da pen, o Ministério Público (MP) abriu uma investigação ao eventual crime de violação do Segredo de Estado. Esta prova foi encontrada num cofre que estava no gabinete de trabalho de Vítor Escária, o antigo chefe de gabinete de António Costa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres