Sábado – Pense por si

António Costa exonera Vítor Escária do cargo de chefe de gabinete

CM 09 de novembro de 2023 às 12:17
As mais lidas

Assessor militar do primeiro-ministro ocupa o lugar.

António Costa assinou, esta quinta-feira, um despacho de exoneração de Vítor Escária do cargo de chefe de gabinete. Tiago Vasconcelos, assessor militar do primeiro-ministro, ocupa o lugar deixado vago por um dos nove arguidos na investigação a negócios do lítio e hidrogénio verde que conduziu à demissão de António Costa.

Vítor Escária é o quarto dos cinco detidos a serouvido esta quinta-feira pelo juiz de instrução criminal. Na terça-feira, durante as buscas do Ministério Público, foram apreendidos 75 mil e 800 euros em numerário no escritório do arguido.

A investigação sobre os projetos de lítio e hidrogénio verde levaram na terça-feira ao pedido de demissão de António Costa, após o Ministério Público revelar queo primeiro-ministro é alvo de uma investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.