António Costa acompanha de perto situação de Mário Soares

Cátia Andrea Costa , Lusa 14 de dezembro de 2016
As mais lidas

"Felizmente, aparentemente os últimos sinais são menos negativos do que aquilo que se temia inicialmente", disse o primeiro-ministro, congratulando-se por as notícias sobre o estado de saúde do antigo Presidente serem animadoras

O primeiro-ministro, António Costa, congratulou-se por as notícias sobre o estado de saúde do antigo Presidente, Mário Soares, serem animadoras. António Costa, que chegou a Bruxelas oriundo de Nova Iorque, disse aos jornalistas que tem tido oportunidade de falar com os filhos de Mário Soares e tem acompanhado, "naturalmente com preocupação", a evolução do seu estado clínico, e, em vésperas de participar numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, lembrou o papel do então primeiro-ministro na adesão de Portugal, concretizada há 30 anos.

João Cortesão
"Felizmente, aparentemente os últimos sinais são menos negativos do que aquilo que se temia inicialmente, portanto acho que é um motivo importante para todos, porque, se estamos hoje a celebrar estes 30 anos de participação de Portugal na UE, seguramente que em primeiro lugar o devemos a Mário Soares", observou.

António Costa lembrou que "foi no primeiro Governo de Mário Soares que Portugal apresentou o pedido de adesão, foi no último Governo de Mário Soares que Portugal fechou o acordo de adesão" e que, portanto "é um dos grandes contributos" que deixou para o país "foi certamente esta adesão à Europa".

Mário Soares encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, em situação crítica e com "prognóstico reservado", tendo o hospital indicado no mais recente boletim clínico do dia que o antigo primeiro-ministro e antigo Presidente registou ao longo do dia de hoje "alterações ligeiras no estado de consciência" e encontra-se "mais reactivo aos estímulos externos, mantendo-se estáveis os sinais vitais".

"O Hospital da Cruz Vermelha informa que ao longo do dia de hoje [terça-feira] ocorreram alterações ligeiras no estado de consciência do doutor Mário Soares, que se encontra agora mais reativo aos estímulos externos", disse aos jornalistas José Barata, porta-voz da unidade hospitalar de Lisboa.

Mário Soares, de 92 anos, deu estrada no Hospital da Cruz Vermelha na madrugada de terça-feira, após uma indisposição.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais