O regulador alerta que "não está a realizar quaisquer contactos" como os que estão a ser denunciados por várias pessoas.
A Anacom alertou esta quinta-feira que teve conhecimento de tentativas de fraude por parte de pessoas que se fazem passar por técnicos do regulador e com isso "procuram obter vantagens comerciais, nomeadamente através da celebração de novos contratos de comunicações".
Através da linha de apoio, a Anacom recebeu "queixas de pessoas que foram abordadas por indivíduos" que dizem ser do regulador.
"Estas tentativas de fraude ocorrem com alguma frequência, mudando apenas a forma de abordagem", refere a Anacom, adiantando que "os destinatários deste tipo de práticas referem ter sido contactados telefonicamente por pretensos representantes da Anacom para a alegada realização de um estudo sobre a qualidade de acesso à Internet ou para celebrarem contratos de comunicações".
Na nota publicada no seu site, a Anacom "amenta e condena veementemente este tipo de práticas" e esclarece que "não está a realizar quaisquer contactos desta natureza, pelo que a informação prestada por estes indivíduos é falsa".
A Anacom assinala ser "fundamental alertar imediatamente as autoridades de segurança", pelo que às vítimas destas práticas, "recomendamos que apresente queixa junto da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, ou pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram".
Anacom alerta para tentativa de fraudes com falsos técnicos do regulador
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.