De acordo com a entidade, nove mães e os seus bebés foram transferidos para os hospitais da sua área de residência.
A Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, realizou entre sexta-feira e domingo 35 partos e atendeu cerca de 300 utentes, num fim de semana em que muitas das urgências de obstetrícia e ginecologia da região estiveram encerradas.
Pedro Catarino/Medialivre
"No total dos três dias, foram admitidas 296 utentes e realizados 35 partos, 10 dos quais cesarianas", indicou hoje à agência Lusa a ULS de São José, onde se integra a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), sem especificar se estes números são acima da média.
De acordo com a entidade, nove mães e os seus bebés foram transferidos para os hospitais da sua área de residência.
A ULS de São José acrescentou que entre as 00h00 e as 08h00 desta segunda-feira foram realizados três partos, dois dos quais cesarianas, tendo duas mães e os seus recém-nascidos sido transferidos para as unidades hospitalares da área de residência.
O acesso às urgências hospitalares durante este fim de semana esteve bastante condicionado, com 12 urgências encerradas no sábado e 17 no domingo, segundo os dados disponíveis na plataforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os efeitos foram particularmente visíveis na margem Sul do Tejo relativamente à obstetrícia e ginecologia, com os encerramentos das urgências do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, do Hospital Garcia de Orta, em Almada, e do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.
Também nesta zona fecharam as urgências pediátricas do hospital do Barreiro e do hospital de Setúbal.
Ainda na região de Lisboa e Vale do Tejo os utentes tiveram de procurar alternativas, face ao encerramento da urgência de obstetrícia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, da urgência de pediatria do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e da urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Santarém.
Num comunicado divulgado na quinta-feira, a Direção Executiva do SNS alertou a população para "constrangimentos nos serviços de urgência" durante o fim de semana e pediu aos utentes para "ligarem sempre para a linha SNS24/SNS Grávida 808 24 24 24 antes de se dirigirem a um hospital".
Segundo o SNS, sete urgências de obstetrícia/ginecologia estão hoje encerradas.
As urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, do Hospital de Santarém, do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e do Hospital Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, estão fechadas esta segunda-feira.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.