De acordo com a instituição, esta evolução "revela um aumento da complexidade e da necessidade de cuidados, com exigências acrescidas para toda a equipa".
A Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, realizou uma média de 95 partos por semana, durante o mês de agosto, correspondendo a um crescimento de 22,7% face ao período homólogo de 2023, que registou 77 partos semanais.
Em comunicado, a unidade local de saúde (ULS) de São José, onde se insere a MAC, indicou que foram atendidas semanalmente cerca de 496 grávidas no Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, mais 12% do que em agosto de 2023 (443).
"De 01 de janeiro a 31 de agosto de 2024, a MAC contabilizou 2.787 partos, ou seja, mais 19,2% do que em igual período de 2023 (2.338)", lembra a ULS de São José, sustentando que foram atendidas 13.447 mulheres desde o início do ano, equivalendo a um crescimento de 1,7% relativo a 2023 (13.219).
De acordo com a instituição, esta evolução "revela um aumento da complexidade e da necessidade de cuidados, com exigências acrescidas para toda a equipa", além do acréscimo de partos e atendimentos.
A ULS de São José recordou que a "MAC tem recorrido ao mecanismo de transferência de puérperas [mães] e recém-nascidos para os hospitais da sua área de residência", em situações de maior pressão.
"Estas transferências ocorrem de forma articulada e coordenada com os hospitais, garantido a segurança e a comodidade das puérperas e dos bebés", sublinhou.
O acesso às urgências de obstetrícia e ginecologia tem sofrido vários constrangimentos e no passado fim de semana esteve bastante condicionado, com 12 urgências encerradas no sábado e 17 no domingo, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados disponíveis na plataforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro