O Governo Regional açoriano vai encerrar as escolas das ilhas dos grupos Central e Ocidental, devido à passagem do furacão "Lorenzo". Está ainda em aberto a possibilidade de encerrar serviços da administração pública.
O Governo Regional dos Açores vai encerrar na quarta-feira as escolas das ilhas dos grupos Central e Ocidental, devido à passagem do furacão "Lorenzo", estando ainda em aberto a possibilidade de encerrar serviços da administração pública.
"Em função do que se prevê que aconteça, o Governo Regional decidiu encerrar escolas, creches, jardins de infância, centros de atividades ocupacionais, centros de dia, quer na componente de educação, quer na componente ligada à solidariedade social, na quarta-feira", adiantou o presidente do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.
O Governo Regional está ainda a "avaliar" a possibilidade de "encerrar serviços da administração regional que não sejam essenciais", mas a decisão ainda "não está tomada".
"Há dados que estão a chegar quanto a tudo aquilo que vamos enfrentar e da atualização desses dados dependerá essa decisão que será tomada atempadamente", disse Vasco Cordeiro.
O furacão "Lorenzo", que passou hoje à categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, encontrava-se de manhã a aproximadamente 1.800 quilómetros a sudoeste dos Açores, mas está prevista uma "diminuição da intensidade nos próximos dias".
A escala de Saffir-Simpson mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso.
O executivo açoriano decidiu ativar o plano regional de emergência a partir das 20:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira.
"Esta situação deve ser encarada sem alarmismos, mas com a consciência e a responsabilidade de que estamos a enfrentar circunstâncias extraordinárias e que não são de todos os dias", salientou Vasco Cordeiro, numa conferência de imprensa, na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.
O presidente do executivo açoriano apelou à população para que siga as recomendações das autoridades de Proteção Civil.
"A proteção de pessoas e bens não começa no serviço de Proteção Civil, começa em cada um", frisou.
Vasco Cordeiro destacou medidas de prevenção levadas a cabo pela administração pública regional, como a deslocação de materiais para zonas mais protegidas nos portos, a vigilância do estado das ribeiras, e a verificação de áreas vulneráveis e críticas em estradas.
O presidente do Governo Regional disse ainda que foram deslocados para as ilhas das Flores, Corvo, Pico, Graciosa, Faial e São Jorge 51 pessoas da administração pública regional nas áreas da saúde, das obras públicas, dos recursos florestais e do ambiente, de um total de 300 funcionários que estarão em prevenção.
O executivo açoriano contou já com a colaboração da Força Aérea portuguesa para a deslocação daquelas pessoas e será ativada uma segunda aeronave EH101 na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, ilha Terceira, para a eventual necessidade de socorro à população, estando ainda prevista a deslocação de um navio da Marinha para a mesma ilha.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje as ilhas dos grupos Ocidental e Central sob aviso vermelho, o elevado dos avisos meteorológicos, que representa uma situação meteorológica de risco extremo.
O aviso vermelho para as Flores e Corvo (grupo Ocidental) referente à agitação marítima vai vigorar entre as 00:00 e as 12:00 de quarta-feira, tendo em conta as previsões de ondas de 10 a 15 metros de altura, podendo a altura máxima atingir os 25 metros.
Estas duas ilhas estarão também sob aviso vermelho devido ao vento no período entre as 00:00 e as 12:00 de quarta-feira, com previsões de rajadas máximas de 190 quilómetros por hora e uma probabilidade de 40% de rajadas superiores a 200 quilómetros por hora.
Para o grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) o aviso vermelho referente à agitação marítima estará em vigor entre as 06:00 e as 15:00 de quarta-feira, período em que são esperadas ondas de nove a 12 metros de altura, podendo a altura máxima atingir 22 metros.
Há ainda para este grupo um aviso vermelho relativo ao vento, entre as 03:00 e as 12:00 de quarta-feira, com previsão de rajada máxima de 160 quilómetros por hora.
O IPMA emitiu ainda avisos amarelo e laranja para as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).
Açores encerram escolas na quarta-feira por furacão "Lorenzo"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.