Presidente do Governo da Madeira está a gozar as tradicionais férias da Páscoa no estrangeiro mas diz estar a acompanhar os desenvolvimentos do acidente com um autocarro.
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, está a gozar as tradicionais férias da Páscoa no estrangeiro, mas "acompanha a par e passo" os desenvolvimentos do acidente com um autocarro turístico, disse hoje à Lusa fonte do seu gabinete.
A mesma fonte adiantou que quando ocorreu o acidente (na quarta-feira pelas 18h30) Miguel Albuquerque já se encontrava em trânsito para o destino de férias, junto com a família, e tomou todas as medidas possíveis, nomeadamente a emissão de uma nota de pesar e a declaração de três dias de luto regional.
Escusando-se a revelar o destino de férias do governante social-democrata, o gabinete da presidência salientou que Albuquerque está "visivelmente consternado com a situação e por estar ausente".
"A sua preocupação foi endereçar palavras de conforto às vítimas e autoridades alemães", mencionou.
A fonte destacou ainda que esta é uma altura tradicional de gozo de férias, com tolerância de ponto na função pública regional declarada na quinta-feira e no sábado, e lembrou que Miguel Albuquerque está representado pelo vice-presidente do executivo madeirense, Pedro Calado.
Cerca das 12h00, Pedro Calado estava já a acompanhar o embaixador alemão na visita aos feridos no Hospital do Funchal, unidade que ativou o seu plano de emergência logo após o acidente.
"Não se trata de uma situação de catástrofe. É uma tragédia lamentável, mas tudo está a ser devidamente tratado", vincou a fonte do gabinete da presidência.
Pelo menos 29 pessoas morreram no acidente com um autocarro que transportava turistas em Santa Cruz, na Madeira, na zona do Caniço de Baixo.
Uma das vítimas morreu no hospital central do Funchal, onde deram entrada outros 27 feridos, dois dos quais portugueses.
As vítimas mortais são 11 homens e 18 mulheres, todas alemãs, segundo as primeiras declarações das autoridades regionais da Madeira.
O Governo português decretou três dias de luto nacional, como forma de expressão de pesar e de solidariedade de toda a população nacional para com as vítimas, e suas famílias.
O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão viaja hoje para a Madeira com uma equipa de médicos, psicólogos e funcionários consulares para "falar com os afetados e agradecer a ajuda" portuguesa.
Miguel Albuquerque em férias no estrangeiro mas a acompanhar acidente na Madeira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.