As duas vítimas eram membros do Aeroclube e o acidente ocorreu durante um passeio, cerca de 20 minutos depois de deslocarem do aeródromo municipal de Bragança.
"É a primeira vez que acontece uma situação desta amplitude", afirmou o responsável pela infraestrutura aeronáutica, onde está sedeado o Aeroclube de Bragança proprietário do avião ultraligeiro com dois lugares usado em passeios de treino.
As duas vítimas mortais do acidente com uma aeronave hoje em Bragança são um piloto da TAP de 26 anos e um empresário de 60, ambos daquela cidade e membros do Aeroclube de Bragança. Os dados sobre as vítimas foram dados à agência Lusa por fonte da direção do Aeroclube de Bragança.
As duas vítimas mortais do acidente com uma aeronave hoje em Bragança são um piloto da TAP de 26 anos e um empresário de 60, ambos daquela cidade e membros do Aeroclube de Bragança. Os dados sobre as vítimas foram dados à agência Lusa por fonte da direção do Aeroclube de Bragança.
As duas vítimas eram membros do Aeroclube e o acidente ocorreu durante um desses passeios, cerca de 20 minutos depois de deslocarem do aeródromo municipal de Bragança.
A aeronave caiu fora do perímetro do aeródromo, a cinco quilómetros, próximo da aldeia de Varge.
As vítimas são um empresário e piloto instrutor de Bragança, com 60 anos, e um jovem de 26 anos, também de Bragança, que tinha recentemente ingressado como piloto na TAP, a transportadora aérea portuguesa.
Orlando Gomes explicou aos jornalistas que a aeronave tinha chegado de um voo a León, em Espanha, e descolou por volta das 17:30, não tendo havido mais comunicações com o aeródromo municipal.
"Era um voo de treino com dois comandantes muito experientes", afirmou o diretor do aeródromo.
O alerta ao aeródromo chegou através de um popular que telefonou a avisar do acidente.
O diretor indicou ainda que já foram cumpridos os procedimentos aeronáutico, tem sido feita a comunicação do acidente ao Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, aguardando-se que os inspetores se desloquem ao local, o que se prevê venha a acontecer no domingo de manhã.
Os corpos já foram retirados do local e os destroços da aeronave estão sob a guarda da GNR e sinalizados.
O Aeroclube de Bragança informou que emitirá mais tarde um comunicado sobre o acidente.
O diretor do aeródromo explicou ainda que a aeronave acidentada é de fabrico checo, de 2007.
Segundo Telmo Garcia, um dos pilotos que tinha feito a viagem de hoje a Espanha, que antecedeu o acidente, a aeronave tinha sido recentemente adquirida pelo Aeroclube.
"Aparentemente o avião encontrava-se em perfeitas condições. Eu fiz um voo nele de manhã para Astorga, Espanha, onde havia um convívio do aeroclube e não detetei qualquer problema", afirmou.
Este piloto afirmou ainda que as duas vítimas são "duas pessoas das mais experientes do Aeroclube de Bragança".
"Não se percebe de facto o que aconteceu, aparentemente terá sido uma falha estrutural", acrescentou.
Flávio Alves foi uma das testemunhas oculares do acidente. Estava na aldeia de Varge e já tinha visto o avião dar "três ou quatro voltas na zona".
No momento da queda, contou, viu o avião de frente, ouviu uma explosão e peças a cair.
Uma asa da aeronave ficou a cerca de 150 metros da parte principal e há destroços espalhados.
O alerta foi dado às 17:54 e, como disse o comandante dos bombeiros de Bragança, José Fernandes, quando a primeira equipa chegou ao local "viu um monte de destroços e dois corpos dentro da aeronave".
No total estiveram envolvidos na operação de resgate dos corpos 17 elementos e cinco viaturas, segundo ainda o comandante.
A Proteção Civil Municipal está a dar apoio psicológico às famílias das vítimas, de acordo com o vereador Paulo Xavier.
Acidente de hoje com avioneta foi primeiro com vítimas mortais em Bragança
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.