Sábado – Pense por si

A ministra mais jovem de sempre

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 03 de abril de 2024 às 23:00

Margarida Balseiro Lopes, 34 anos, foi a primeira mulher líder da JSD, a mais nova da bancada parlamentar e faz parte do núcleo político de Montenegro.

Foi numa aula de francês, durante um debate sobre um tema social, que a colega Diana Gregório, militante do PCP, atirou a Margarida Balseiro Lopes que esta estava bem era na Juventude Social-Democrata (JSD). Tinham 15 anos. “Fui ler. Cheguei ao pé do meu pai e disse que me identificava com o PSD e que me ia inscrever. Ele disse-me: ‘Muito bem, mas não te esqueças de que isso não é profissão. Da mesma forma que entras tens de conseguir sair’” – recordou há dois anos, numa entrevista ao programa A Minha Geração da Antena 3, a agora ministra da Juventude e Modernização. Margarida Balseiro Lopes levou em conta o conselho do pai, estudou Direito, tornou-se jurista e impôs-se um limite de dois mandatos como deputada (2015 a 2022), enquanto construiu o seu percurso político (na jota, no partido e no parlamento). Mas a política foi desde sempre um assunto sério demais, na sua vida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.