Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Van Zeller, a história de uma família que se fez portuguesa

Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.

Lusa

Elite económica portuguesa é pouco rica e tem falta de mulheres

"Há 12 homens por cada mulher no universo constituído pela chefia das grandes empresas privadas e públicas em Portugal, pelas fortunas nacionais e pelos cargos de regulação económica e política no país", concluiu o estudo publicado no British Journal of Sociology,

Bruno Faria Lopes

O grande boom da educação de luxo em Portugal

Das 48 escolas internacionais no País, 18 abriram nos últimos cinco anos e há mais nove a caminho. A chegada de famílias estrangeiras alimenta a expansão, mas há procura nacional – mesmo com preços que facilmente chegam a 2 mil euros por mês.

Lusa

Banco de Portugal aprova nova administração do Banco de Fomento

Após essa fase, "estão criadas as condições para a nomeação da nova Administração, dando-se assim início a uma nova fase do BPF, que se pretende mais dinâmica e mais próxima das empresas", sublinham os ministérios das Finanças e da Economia.

A importância da carne vermelha

As carnes de vaca, borrego e porco podem ser boas para a saúde - como têm muitos nutrientes, servem para ajudar a reduzir a inflamação do corpo. E ainda: climatologista avisa que os fenómenos extremos vieram para ficar; os 100 anos do Tivoli .

Ana Taborda

O poder e a fortuna dos Duques de Palmela

Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.

4
Lucília Galha

A epidemia dos telemóveis nos jovens

São tão aditivos quanto as drogas e os mais jovens são os mais vulneráveis a criar uma dependência – porque não controlam os impulsos. O tempo excessivo no telemóvel ou no computador tem custos: na empatia e na socialização e também na aprendizagem escolar. Mas há forma de evitar que a adição se instale: basta não se tornar um hábito – e impor limites.

Bruno Faria Lopes

BES: a vida dos responsáveis dez anos depois do colapso

Uma década depois da resolução do BES e do colapso do Grupo Espírito Santo são muito poucos os membros do ex-conselho superior do GES e da administração do BES que ainda trabalham – quase todos estão reformados e alguns já morreram. A maioria ainda tem processos às costas.

Bruno Faria Lopes

Santa Casa: 5 pistas históricas para perceber a crise hoje

A Santa Casa da Misericórdia que não é uma Misericórdia há 190 anos, o governo que nomeia dirigentes desde 1834, as crises financeiras recorrentes, a política e os privados que se apropriam dos seus fundos - e o mito de que os lucros dos "jogos sociais" vão todos para a obra social.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.