Vídeo mostra um grupo a queimar um cartaz do partido de André Ventura no centro de Lisboa.
Um cartaz do Chega em Lisboa foi incendiado esta segunda-feira à noite por um alegado grupo "antifascista". Em comunicado, os autores do protesto afirmam que não confiam nas instituições para combater o partido.
A carregar o vídeo ...
Cartaz do Chega queimado em Lisboa
A página "Federação Anarquista", que partilha conteúdos de vários grupos anarquistas, publicou esta segunda-feira um comunicado do grupo que alegadamente pegou fogo ao cartaz. "Este ano comemoram-se os 50 anos do 25 de Abril — o suposto fim do fascismo. Mas o fascismo continua vivo. Os partidos e a democracia parlamentar são cúmplices desse crescimento, validando-o e alimentando-o com cada medida que torna as nossas vidas cada vez mais precárias. Não é deles que esperamos qualquer tipo de solução", pode ler-se no comunicado.
Os autores do comunicado e do incêndio escrevem ainda: "Já há demasiado tempo vemos caras de fascistas no espaço público, em outdoors pela cidade fora. Como anti-fascistas e anti-racistas, não toleraremos este tipo de propaganda. Vamo-nos continuar a organizar com todas as ferramentas que temos ao nosso dispor na luta diária contra o fascismo", afirmam, fazendo crer que irão levar a cabo mais protestos como este. "Sem partidos e instituições, o fascismo combate-se colectivamente nas ruas", assumem ainda.
O Chega reagiu, acusando a "extrema-esquerda" de ter queimado o cartaz "pela calada da noite". "É esta a liberdade de expressão que tanto apregoam", denuncia ainda o partido visado no protesto. No cartaz em causa, aparecia a fotografia de Ventura e a frase "Pagamos tantos impostos para sustentar a corrupção".
Cartaz do Chega queimado em Lisboa por grupo anarquista
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.