O Santuário adiantou que “continuará a ser obrigatório o uso da máscara durante as celebrações”, mas refere que os dias da Páscoa podem voltar a ser vividos "sem restrições de lugares”.
O Santuário de Fátima anunciou hoje que, dois anos após o início da pandemia de covid-19, que condicionou as celebrações em 2020 e 2021, o tríduo pascal "volta a poder ser vivido sem restrições de lugares".
Pedro Brutt Pacheco/Cofina
"Dois anos depois da difícil situação da pandemia, que marcou as celebrações pascais em 2020 e 2021, o Santuário de Fátima vai reforçar o seu programa celebrativo na Páscoa, já sem restrições à participação dos peregrinos, mas mantendo a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos", foi hoje anunciado.
O Santuário, na sua página da internet, adiantou que, no entanto, "continuará a ser obrigatório o uso da máscara durante as celebrações pascais".
Este ano, a novidade será "o reforço das propostas para a vivência espiritual do tríduo pascal subordinado ao tema ‘Fátima na Luz da Páscoa’, enquadradas na Escola do Santuário, mas de acesso generalizado por parte dos peregrinos, sem a necessidade de inscrição prévia".
Para o tríduo pascal – de 14 a 16 de abril -, o santuário vai incluir "quatro breves momentos meditativos que se oferecem como instrumento para esta leitura de Fátima em horizonte pascal, para que cada peregrino, pela mão de Jacinta, Francisco e Lúcia, possa melhor contemplar e viver o mistério pascal que se celebra".
As celebrações principais do tríduo pascal serão transmitidas ‘online’, nomeadamente a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, às 18:00, a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15:00, e a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22:00, o mesmo acontecendo com a missa de Páscoa, no domingo, às 11:00.
Todas estas celebrações contarão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Celebrações da Páscoa de regresso à normalidade em Fátima após dois anos de pandemia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.