O CDS vai apresentar uma moção de censura contra o Governo, avança o Expresso. De acordo com a publicação, a Comissão Executiva do partido está reunida neste momento para acertar os detalhes do texto que dará entrada na Assembleia da República.
O CDS-PP vai avançar com uma moção de censura ao Governo, na Assembleia da República, afirmou à agência Lusa uma fonte dos centristas.
A notícia foi avançada pela edição "on-line" do semanário Expresso e confirmada à Lusa por fonte do CDS.
A presidente centrista, Assunção Cristas, tem prevista uma conferência de imprensa às 16:00, na sede nacional do CDS, em Lisboa.
A moção de censura foi discutida numa reunião da comissão executiva do partido, que se realizou à hora de almoço, ainda segundo fontes do partido.
De acordo com fontes da direção de Assunção Cristas, ouvidas pela Lusa, o CDS vai invocar vários falhanços do executivo, afirmando-se que o Governo está desorientado e "já não governa".
O texto da moção de censura do CDS-PP será divulgado hoje e entregue ainda no parlamento.
O regimento da Assembleia da República prevê, no seu artigo 222.º que o debate da moção de censura "inicia-se no terceiro dia parlamentar subsequente à apresentação da moção de censura".
Previsivelmente, a moção de censura deverá ser discutida na próxima semana, e a agenda parlamentar terá que ser ajustada, dado que quinta-feira está agendado um debate quinzenal com o primeiro-ministro.
A última moção de censura a ser discutida no parlamento foi também apresentada pelo CDS há ano e meio, em 24 de outubro de 2017, centrada nas falhas do Estado no combate aos grandes incêndios desse ano.
A moção foi rejeitada com 122 votos contra, do PS, PCP, BE, PEV e do deputado do PAN, e 105 votos favoráveis, do CDS-PP e do PSD.
Esta será a segunda moção de censura ao Governo minoritário do PS, chefiado por António Costa e a 30.ª em 45 anos de democracia.
CDS vai apresentar moção de censura contra o Governo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.