Sábado – Pense por si

CDS vai apresentar moção de censura contra o Governo

O CDS vai apresentar uma moção de censura contra o Governo, avança o Expresso. De acordo com a publicação, a Comissão Executiva do partido está reunida neste momento para acertar os detalhes do texto que dará entrada na Assembleia da República.

O CDS-PP vai avançar com uma moção de censura ao Governo, na Assembleia da República, afirmou à agência Lusa uma fonte dos centristas.

A notícia foi avançada pela edição "on-line" do semanário Expresso e confirmada à Lusa por fonte do CDS.

A presidente centrista, Assunção Cristas, tem prevista uma conferência de imprensa às 16:00, na sede nacional do CDS, em Lisboa.

A moção de censura foi discutida numa reunião da comissão executiva do partido, que se realizou à hora de almoço, ainda segundo fontes do partido.

De acordo com fontes da direção de Assunção Cristas, ouvidas pela Lusa, o CDS vai invocar vários falhanços do executivo, afirmando-se que o Governo está desorientado e "já não governa".

O texto da moção de censura do CDS-PP será divulgado hoje e entregue ainda no parlamento.

O regimento da Assembleia da República prevê, no seu artigo 222.º que o debate da moção de censura "inicia-se no terceiro dia parlamentar subsequente à apresentação da moção de censura".

Previsivelmente, a moção de censura deverá ser discutida na próxima semana, e a agenda parlamentar terá que ser ajustada, dado que quinta-feira está agendado um debate quinzenal com o primeiro-ministro.

A última moção de censura a ser discutida no parlamento foi também apresentada pelo CDS há ano e meio, em 24 de outubro de 2017, centrada nas falhas do Estado no combate aos grandes incêndios desse ano.

A moção foi rejeitada com 122 votos contra, do PS, PCP, BE, PEV e do deputado do PAN, e 105 votos favoráveis, do CDS-PP e do PSD.

Esta será a segunda moção de censura ao Governo minoritário do PS, chefiado por António Costa e a 30.ª em 45 anos de democracia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.