"Portugal precisa de encarar a renegociação da sua dívida pública nos seus juros, prazos e montantes", diz eurodeputado comunista.
O cabeça de lista europeu daCDUrecuperou, este domingo, o tema da dívida externa portuguesa, defendendo a renegociação de "juros, prazos e montantes", num comício de campanha eleitoral em Alhandra, Vila Franca de Xira.
"Portugal precisa de encarar a renegociação da sua dívida pública nos seus juros, prazos e montantes. Esta é uma necessidade e uma possibilidade, fixando encargos com o serviço da dívida compatíveis com o crescimento e desenvolvimento. Implica assumir simultaneamente a possibilidade de recuperar a soberania monetária. Pode e deve estar articulada com a libertação do euro e a recuperação para o controlo público de setores como a banca", disseJoão Ferreira.
O eurodeputado comunista afirmou que "há quem julgue que a dívida deixou de constituir um problema e que a sua renegociação deixou de ser uma necessidade".
"É possível, se não houver um outro grande banco a ir à falência, se não eclodir uma nova crise na economia mundial, se a situação internacional se mantiver com relativa estabilidade... Se, se e se... É possível que a dívida possa continuar a ser paulatinamente reduzida, como nestes últimos três anos e meio, mas mesmo assim, se a atual trajetória se mantivesse, só lá para 2038 é que Portugal passaria a ter a dívida inferior a 60% do PIB que a União Europeia reclama. São muitos estes 'se'", insistiu.
Segundo João Ferreira, "as políticas do Banco Central Europeu e daComissão Europeia, os pilares da 'troika' em Portugal, estimularam a usurpação de recursos nacionais para encher os cofres dos bancos alemães, franceses ou americanos à custa dos juros de uma dívida, num processo que diz muito sobre a dita solidariedade na União Europeia".
"Ao todo, foram mais de 100 mil milhões de euros de juros pagos à banca desde a entrada de Portugal no euro, recursos que fizeram e fazem falta aos salários, pensões, aos serviços e investimento públicos, à dinamização da produção nacional", resumiu.
João Ferreira recupera "renegociação da dívida nos juros, prazos e montantes"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."