Sábado – Pense por si

Governo quer limitar contactos fora do horário de trabalho

Livro Verde apresentado pelo Governo propõe que o empregador tenha o “dever” de não contactar o trabalhador após o trabalho. Isto “por regra”, o que significa que serão admitidas exceções. Será um dos temas em debate no Parlamento nas próximas semanas.

O documento que o Governo apresentou com o objetivo de lançar a discussão sobre as próximas alterações ao Código do Trabalho – o chamado Livro Verde sobre o Futuro de Trabalho - também explica em que sentido poderá ser regulado o chamado "direito à desconexão". A ideia é criar mecanismos que garantam o tempo de descanso, ao mesmo tempo que se cria um "dever do empregador de, por regra, assegurar que não é estabelecida conexão com o trabalhador após a jornada de trabalho". Havendo regra, admitem-se, portanto, exceções.

Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho

Leia mais no Jornal de Negócios.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.