Secções
Entrar

JMJ. Papa alerta para “urgência dramática de cuidar da casa comum”

Lusa 03 de agosto de 2023 às 10:22

Francisco encontrou-se com jovens na Universidade Católica Portuguesa. "Os meios-termos são apenas um pequeno adiamento do colapso", avisou.

O Papa alertou hoje para a "urgência dramática de cuidar da casa comum" e pediu para que seja redefinido o que se chama de progresso e evolução.

1 de 5
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Foto: Tiago Petinga/Lusa

"Como alguns de vós sublinharam, devemos reconhecer a urgência dramática de cuidar da casa comum. No entanto, isso não pode ser feito sem uma conversão do coração e uma mudança da visão antropológica subjacente à economia e à política", afirmou Francisco.

Na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, na primeira iniciativa pública do seu segundo dia de deslocação a Portugal para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), após ouvir testemunhos de quatro jovens e da reitora da instituição, que abordaram diversos temas, Francisco sustentou que, no âmbito da defesa do planeta, as pessoas não se devem contentar "com simples medidas paliativas ou com tímidos e ambíguos compromissos".

"Neste caso, os meios-termos são apenas um pequeno adiamento do colapso", declarou, mencionando a sua encíclica "Laudato si’", para defender tratar-se, "pelo contrário, de tomar a peito o que infelizmente continua a ser adiado, a necessidade de redefinir" o que se designa de progresso e evolução.

Para o chefe de Estado do Vaticano, que na quarta-feira tinha abordado a temática ambiental, "em nome do progresso, já abriu caminho muito retrocesso", preconizando que a atual geração é que "pode vencer este desafio".

"Tendes instrumentos científicos e tecnológicos mais avançados, mas, por favor, não vos caiam na cilada de visões parciais", declarou, defendendo a necessidade de uma ecologia integral, de escutar o sofrimento do planeta juntamente com o dos pobres, de colocar o drama da desertificação em paralelo com o dos refugiados, o tema das migrações juntamente com o da queda da natalidade, adiantou, rejeitando polarizações, mas antes "visões de conjunto".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela