Secções
Entrar

Governo pondera fim do café ao postigo e abertura de ATL até aos 12 anos

SÁBADO 18 de janeiro de 2021 às 08:31

Conselho de Ministros reúne esta segunda-feira para aprovar novas medidas. Relaxamento do fim de semana e situação crítica nos hospitais motivaram antecipação de novas restrições.

O Governo reúne esta segunda-feira em Conselho de Ministros extraordinário. Em cima da mesa está o apertar das restrições aplicadas ao novo confinamento, que começou na sexta-feira. Segundo alguns jornais, em cima da mesa está o fim do café ao postigo, o reforço do policiamento nas ruas e a interdição a espaços públicos como marginais e passadiços.

NUNO VEIGA/LUSA

O Governo estará também a ponderar reabrir os ATL para as crianças até aos 12 anos, depois das críticas dos pais, que chegaram a juntar milhares de assinaturas em petições, refere oJN na sua edição desta segunda-feira.

Já ontem, oPúblicoantecipava que em cima da mesa para a reunião desta segunda-feira estava a proibição das vendas ao postigo, especialmente de bebidas, incluindo café. Desta forma, o Governo pretende evitar ajuntamentos à porta de cafés e pastelarias, já que o que se viu foi a transferência de clientes do interior para o exterior dos espaços comerciais a quem foi permitido vender ao postigo.

As ruas encheram-se no primeiro fim de semana em confinamento, o que levou o Presidente da República e também a ministra da Saúde a apelar a uma maior responsabilidade individual dos portugueses. Marcelo Rebelo de Sousa admitia também, ontem, um confinamento mais forte.

Aos jornalistas, à saída do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que terá de ser feita uma análises diariamente à evolução da pandemia da covid-19, ou pelo menos de semana a semana, "para ver se é necessário restringir ainda mais o confinamento".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela