Secções
Entrar

Autárquicas: Campanha para Lisboa é a que prevê maior orçamento

11 de agosto de 2021 às 13:09

Partidos e coligações preveem gastar na capital quase 800 mil euros na campanha eleitoral para as autárquicas de setembro. Para o Porto estão orçamentados 517 mil euros.

A campanha eleitoral para as autárquicas de setembro no município de Lisboa deverá ser aquela em que partidos e coligações mais vão gastar, num total de 795 mil euros, enquanto para o Porto estão orçamentados 517 mil euros.

De acordo com os orçamentos de campanha disponíveis desde quarta-feira no ‘site’ da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, os partidos e coligações preveem gastar um total de 31 milhões de euros na campanha eleitoral para as autárquicas de setembro, menos do que os 35 milhões de há quatro anos, e o PS continua a ter o orçamento mais elevado, com 11,43 milhões de euros.

De todas as candidaturas aos 308 concelhos do país, a mais cara é a de Carlos Moedas, que concorre a Lisboa numa coligação que junta PSD, CDS-PP, Aliança, Partido da Terra e Partido Popular Monárquico e tem despesas previstas de 300 mil euros.

Para a conceção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado vai a maior parcela, quase metade do orçamento, a que acresce um montante de 50 mil euros para comícios e espetáculos, 39 mil para propaganda, comunicação impressa e digital e 35 mil para estruturas, cartazes e telas.

A campanha da recandidatura do atual presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, numa coligação entre o PS e o Livre, prevê gastar 236.500 euros, menos do que os 249 mil euros que orçamentou quando concorreu há quatro anos à mesma autarquia.

A coligação prevê gastar 72,5 mil euros em propaganda, comunicação impressa e digital, 51 mil euros em comícios e espetáculos e 50 mil na conceção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado.

A CDU orçamentou 100 mil euros para a campanha de João Ferreira a Lisboa, enquanto o BE prevê gastar 59 mil euros na campanha de Beatriz Gomes Dias à capital.

A candidatura a Lisboa de Bruno Horta Soares, do Iniciativa Liberal, tem um orçamento de 41 mil euros; Manuela Gonzaga, do PAN, tem à disposição quase 33 mil euros, enquanto o Chega prevê gastar 16 mil euros com a campanha de Nuno Graciano.

A campanha para o Porto é a segunda com maiores orçamentos, num total de 517 mil euros.

Neste concelho, a campanha da candidatura de Vladimiro Feliz, do PSD, é a mais cara, com 200 mil euros de despesas, seguida da de Tiago Barbosa Ribeiro, do PS, com 167 mil euros.

A candidatura de Ilda Figueiredo (CDU) prevê gastar 57 mil euros, a de Sérgio Aires (BE) 48 mil euros, a de António Fonseca (Chega) 16 mil euros, a de Bebiana Cunha (PAN) 14,5 mil euros a de Diogo Araújo Dantas (PPM) 10 mil euros, a de Diamantino Raposinho (Livre) 4,6 mil euros e a do candidato do Ergue-te, Bruno Rebelo, 400 euros.

O CDS-PP não apresenta uma lista própria no Porto, apoiando a candidatura do atual presidente da Câmara, o independente Rui Moreira.

Os orçamentos das candidaturas dos grupos de cidadãos não estão, contudo, ainda disponíveis na página da Internet da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, não se sabendo por hora quanto Rui Moreira prevê gastar.

Setúbal é o terceiro concelho com maior orçamento para as campanhas eleitorais, com 378 mil euros de despesa prevista pelo conjunto dos partidos e coligações.

O candidato da CDU, André Martins (PEV) é quem mais aposta neste concelho, com um orçamento de 140 mil euros.

Concorrem ainda a Setúbal o PS, que prevê despesas de quase 75 mil euros, o PSD (46 mil), o BE (16 mil), o CDS (12 mil), o Chega (oito mil), o Iniciativa Liberal (seis mil), o PAN (três mil) e ainda as coligações Nós Cidadãos/PPM (61 mil) e RIR/PDR (quase 10 mil euros).

No dia 02 terminou o prazo para entrega dos orçamentos de campanha relativos às eleições autárquicas de 26 de setembro.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela