Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
11 de maio de 2022 às 18:00

Uma família notável

Contamos a saga dos Sousa Tavares, família de artistas, escritores, advogados e jornalistas; traçamos o perfil do milionário francês Julien Labrousse, que está a investir em Portugal; e fizemos detergentes caseiros para levar uma vida mais sustentável

Ao longo das últimas décadas, poucas famílias estarão tão presentes no espaço político, mediático e cultural como os Sousa Tavares. Francisco foi o advogado contestatário e opositor do Estado novo que se casou com Sophia de Mello Breyner, a poetisa de ascendência aristocrata que se tornaria um nome maior da literatura portuguesa. Dos cinco filhos do casal, Miguel acabou por ser o mais mediático e polémico, fruto do seu trabalho como jornalista, cronista (em a Grande Reportagem, Público e Expresso, SIC ou TVI – sem esquecer a passagem pela direção da primeira vida da SÁBADO, no fim da década de 80) e escritor. Retirado do jornalismo e da televisão, vê agora o seu espaço mediático ser ocupado pelos três filhos: Pedro, assessor no Parlamento Europeu; Rita, adida cultural da embaixada portuguesa no Canadá e responsável da ARCOlisboa; e, sobretudo, Martim, maestro que tanto dirige orquestras em Madrid como em Atalaia do Campo e que está a tornar-se uma nova estrela da televisão como jurado do Ídolos. Motivos mais do que suficientes para dedicarmos o tema de capa desta edição, escrito pelas jornalistas Sónia Bento e Lucília Galha, a uma das mais interessantes e notáveis famílias do País.

bruno colaço

Um investidor diferente

A repórter Raquel Lito encontrou-se pela primeira vez com Julien Labrousse no Palácio do Grilo, no Beato, em Lisboa. O investidor francês comprou o edifício recentemente, mas não o transformará num hotel de charme após a remodelação: vai abrir o espaço ao público, com performances que mostram o palácio projetado em 1759 pelo Duque de Lafões, rival do Marquês de Pombal. Conheça melhor a história deste milionário que está também a construir um eco resort no cabo Espichel.

alexandre azevedo

Limpeza sustentável

Ao longo de uma semana a jornalista Lucília Galha experimentou usar detergentes feitos por ela própria com base no livro da farmacêutica Cátia Curica. A ideia era perceber se seria possível levar uma vida mais sustentável no que diz respeito às limpezas caseiras. Das 53 receitas possíveis escolheu seis – e não começou da melhor forma. Só para encontrar os produtos naturais teve de ir a cinco lojas diferentes e percorrer 22 quilómetros, o que não é um exemplo de sustentabilidade. Sobre a eficácia dos produtos, o melhor é mesmo ler o artigo.

Boa semana.

Mais crónicas do autor
10 de junho de 2024 às 01:08

Nove breves notas sobre as eleições europeias

A vitória de Pedro Nuno e Cotrim de Figueiredo, a derrota de Ventura, Catarina Martins e João Oliveira e o truque de Luís Montenegro

11 de março de 2024 às 00:27

Seis notas rápidas sobre os resultados eleitorais

A vitória curta da AD. A queda estrondosa do PS. A noite de glória do Chega. O adulto da sala da esquerda. E o fenómeno dos 100 mil votos num partido inexistente.

06 de janeiro de 2024 às 01:53

Um elogio que soube a poucochinho

Na passagem de testemunho, António Costa não conseguiu melhor do que elogiar a idade de Pedro Nuno Santos. Foi pouco. Mas mostrou, com entusiasmo, que continua longe da reforma

15 de novembro de 2023 às 20:00

Um Estado doente

Pedro Nuno Santos representa a continuidade de tudo o que está em causa na crise que levou à queda do Governo: a informalidade, a gestão irresponsável dos recursos do Estado, a desvalorização dos comportamentos ou a ocupação pelo PS de cargos no aparelho do Estado.

10 de novembro de 2023 às 07:17

O cenário negro

E se nos cinco meses até à eleição e tomada de posse do novo governo o Supremo Tribunal de Justiça arquivar o inquérito a António Costa?

Mostrar mais crónicas
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.