NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A Índia poderia estar mais próxima dos EUA, desde que Washington assumiu a travagem da ascensão da China como prioritária. Mas as tarifas de Trump fizeram afastar Modi da rota ocidental e a preferir o lado da "nova ordem autocrática", vinda de Leste e liderada por Pequim. Xi agradece, Putin sorri. Trump, possivelmente, nem percebeu. Podia (devia) ter seguido a lição de Biden
A presença de Narendra Modi na China e o encontro do primeiro-ministro da Índia com o líder chinês, em Tianjin, revelaram uma nova face do atual momento indiano. Nos últimos anos, Nova Deli parecia querer aproveitar o embalo de Washington, à boleia da prioridade geopolítica assumida pelas mais recentes administrações dos EUA: travar a ascensão da China. Este é mais um caso de diferença clara entre Trump 1 e Trump 2. No primeiro mandato (2017-2021), Donald Trump parecia compreender o que estava em causa e incluiu a Índia na "quadrilateral" estratégica de Segurança para o Indo-Pacífico: o Quad, que contém, além de Washington e Nova Deli, também Tóquio e Camberra. Joe Biden viu racional nesse caminho e reforçou os poderes desse fórum, que tem como claro objetivo apresentar uma alternativa de poder à China naquela região. Mas Biden fez mais: estabeleceu uma parceria estratégica com a Índia, robustecida nas dimensões económica e militar. Em mais um caso de obsessão trumpiana de desfazer o que Biden fez, o atual Presidente dos EUA optou por uma grande proximidade com o Paquistão e por um distanciamento com a Índia. A insistência nas tarifas de 50% levaram Modi a querer dar um sinal de insatisfação com Trump. Resultado: a Índia reaproximou-se da China, sua rival. Os voos entre os dois países serão retomados. Pequim e Nova Deli prometem esquecer disputas na fronteira. O "dragão" chinês e o "elefante" indiano nunca foram tão amigos. Xi fortalece-se, Putin sorri. Trump? Nem percebeu. Tivesse aprendido a lição de Biden.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Até pode ser bom obrigar os políticos a fazerem reformas, ainda para mais com a instabilidade política em que vivemos. E as ideias vêm lá de fora, e como o que vem lá de fora costuma ter muita consideração, pode ser que tenha também muita razão.
Os magistrados não podem exercer funções em espaços onde não lhes sejam asseguradas as mais elementares condições de segurança. É imperioso que existam vigilantes, detetores de metais e gabinetes próprios para o atendimento ao público, inquirições e interrogatórios.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).