Pequim celebra retoma de voos diretos entre China e Índia após cinco anos de suspensão
O primeiro voo direto entre os dois países em cinco anos poderá ocorrer já este domingo, ligando a cidade indiana de Calcutá à cidade chinesa de Cantão.
O primeiro voo direto entre os dois países em cinco anos poderá ocorrer já este domingo, ligando a cidade indiana de Calcutá à cidade chinesa de Cantão.
A Índia poderia estar mais próxima dos EUA, desde que Washington assumiu a travagem da ascensão da China como prioritária. Mas as tarifas de Trump fizeram afastar Modi da rota ocidental e a preferir o lado da "nova ordem autocrática", vinda de Leste e liderada por Pequim. Xi agradece, Putin sorri. Trump, possivelmente, nem percebeu. Podia (devia) ter seguido a lição de Biden
Os líderes da China, Rússia e Índia estão reunidos na cimeira da Organização para a Cooperação de Xangai mais participada de sempre. Cátia Miriam Costa e José Filipe Pinto explicam que a política externa dos Estados Unidos pode aproximar os seus opositores.
Presidente russo discursava perante o presidente chinês, o primeiro-ministro indiano e o presidente iraniano.
Vishwash Ramesh estava junto à saída de emergência do avião e assim que se apercebeu que algo estava errado tirou o sinto de segurança e tentou salvar-se. Foi o único passageiro que sobreviveu a esta tragédia.
O ministro da Defesa paquistanês, Khawaja Muhammad Asif, acusou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, de ter executado os atentados para aumentar a sua popularidade, acrescentando que Islamabade irá "em breve acertar as suas contas".
A onda de conflitos recentes provém de uma questão secular, o controlo sob a região da Caxemira e preocupa muitos por ambos os países serem potências nucleares.
O primeiro-ministro, Narendra Modi, anunciou a sua intenção de enviar um homem à Lua até 2040.
O primeiro-ministro da Caxemira paquistanesa, Chaudhry Anwar-ul-Haq referiu que libertou um "fundo de emergência" no valor de mil milhões de rupias (três milhões de euros), para garantir o fornecimento de "alimentos, medicamentos e outras necessidades básicas" às aldeias ao longo da fronteira.
Rubio discutiu num telefonema com o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, "a necessidade de condenar o ataque terrorista de 22 de abril em Pahalgam", na Caxemira controlada pela Índia.
Paquistaneses terão até 48 horas para abandonar o território índio.
Por volta das 15h00, horário local, um grupo de homens armados, aparentemente vindos das zonas montanhosas próximas da cidade, emergiu de uma área de floresta densa e começou a disparar indiscriminadamente.
Desde que assumiu o poder, em 20 de Janeiro, Trump tem utilizado as tarifas como uma ferramenta de pressão para obter concessões não só no comércio, mas também na migração e na segurança, com a expectativa de forçar cada país a sentar-se e a negociar diretamente com os Estados Unidos.
A edição de 2025 do Kumbh Mela foi fortemente promovida pelo Governo do primeiro-ministro hindu ultranacionalista Narendra Modi.
Além dos limites do Acordo de Paris, será ainda discutido o financiamento destinado aos países em desenvolvimento.
Falta de divisas para pagar a dívida e as importações, risco de incumprimento e uma palavra à vista: austeridade. A crise económica põe o arquipélago de 1.200 ilhas, destino de férias de luxo, muito perto da rutura.